Como tirar o extrato completo do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito que visa assegurar ao trabalhador um fundo de amparo no caso de possíveis eventualidades que venham a afastá-lo de sua função. No que diz respeito ao benefício disponibilizado pelo governo, uma dúvida das dúvidas mais recorrentes entre a população brasileira é sobre como consultar o extrato da conta onde está depositado o valor.


É importante deixar claro que todas as pessoas que trabalham pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – profissionais com carteira assinada, trabalhadores rurais, autônomos e contatados por tempo determinado – têm direito a receber o fundo relativo a 8% do salário recebido. De modo esclarecer todas as atribuições relacionadas ao benefício, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a compreender a tirar o extrato completo do FGTS de diferentes formas.

fgts-extrato-completo

Passo a passo para tirar o extrato

Para fazer apenas uma consulta ao extrato  sem obter nenhum documento impresso, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ligar para o número 0800 726 0207. Para consultar, tenha em mãos o número do PIS/PASEP e a senha do Cartão Cidadão (caso você tenha o cartão).

Já se você quiser visualizar o extrato completo, é possível realizar a consulta online pelo portal do FGTS. Essa página permite ao trabalhador acessar todas as informações relativas a sua conta do Fundo de Garantia, inclusive os extratos antigos.

Com seu número do NIS (PIS/PASEP) em mãos, você deve cadastrar uma senha que será autenticada por meio da verificação dos seus dados cadastrais.

Veja o passo a passo para você se cadastrar e tirar o extrato completo:

1. Acesse o site www.fgts.gov.br;

2. Na página inicial, localize a opção “Caixa Serviços Online” e clique no botão “Acessar”;

fgts-extrato-completo-servicos-caixa

3. Na opção “Mais Informações”, clique em “Extrato Completo”;

fgts-extrato-completo-site

4. Agora clique no botão “Consultar Extrato Completo do FGTS”;

fgts-tirar--extrato-completo

5. Se você ainda não tem senha, digite o seu NIS (PIS/PASEP) e clique em “Cadastrar Senha”;

fgts-extrato-completo-cadastrar-senha

6. Na página seguinte você deve aceitar o “Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão” para o cadastramento da senha de internet;

fgts-extrato-completo-cadastramento-senha

7. Preencha os seus dados e clique em “Confirmar”;

fgts-extrato-completo-dados

8. Agora você precisa cadastrar sua senha, que pode ser entre 6 e 8 caracteres (pode ser somente números, somente letras ou números letras). Você deve digitar a senha novamente no campo “Confirmação da Senha Internet”. Quando finalizar, clique em “Confirmar”;

fgts-extrato-completo-cadastrar-senha-internet

9. Se tudo der certo, você verá essa mensagem;

fgts-extrato-cadastro-senha

10. Já com a senha cadastrada, digite o seu NIS (PIS/PASEP), a senha e clique em “Ok” para entrar no sistema;

fgts-extrato-completo-acesso

11. Na aba “FGTS”, clique na opção “Extrato Completo”;

fgts-extrato-completo-consultar

12. Pronto! Você verá uma tabela com todos os lançamentos do FGTS feitos na sua conta, além do saldo atualizado.

fgts-extrato-completo-tabela

Área do Trabalhador

Na área do trabalhador é possível encontrar diversas informações sobre o FGTS. Você pode conferir, por exemplo, as opções a seguir:

O sistema disponível no site mostra todas as contas de FGTS vinculadas ao número de PIS/PASEP informado. O extrato completo apresenta o saldo atualizado de todas as contas, assim como os lançamentos realizados a partir do primeiro depósito.

Área de Download

Na área de download da página encontra-se disponível o “Manual de Orientações – Emissão de Extrato e Informações de Contas Vinculadas”. Esse documento esclarece as principais dúvidas dos trabalhadores em relação ao FGTS. Lá estão detalhadas todas as exigências para efetuar a consulta do extrato completo do benefício.

Saldo do FGTS via celular

Recentemente o sistema da Caixa disponibilizou a opção de consultar o saldo e o extrato do FGTS pelo celular. Para desfrutar do serviço, o trabalhador só precisa ter um telefone celular com acesso à internet. Essa opção também está disponível no site de serviços sociais da Caixa. Para acessar, clique aqui.

Se você quiser a acompanhar a movimentação dos seus fundos pelo celular, será preciso ter mãos seu número de NIS/PIS/PASEP e a senha cadastrada para serviços online. Caso ainda não tenha efetuado o cadastramento de uma senha para internet, você pode utilizar a mesma senha do Cartão Cidadão.

Mensagens SMS

O sistema também disponibiliza um serviço de mensagens SMS que frequentemente envia atualizações sobre a conta do Cartão Cidadão, onde fica depositado o FGTS. Através dessa ferramenta, o trabalhador recebe mensagens importantes sobre as seguintes informações:

  • Depósitos efetuados pelo empregador
  • Saldo atualizado
  • Correção de juros
  • Permissão para efetuar o saque (quando houver valor disponível para retirada)

Se essa informação sobre o extrato do FGTS foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

17 thoughts on “Como tirar o extrato completo do FGTS”

  1. Fiz todo passo e me consta 3 contas inativas.
    Entrei no site solicitando a transferência para minha conta da Caixa, mas apareceu somente 1 conta.

    O que devo fazer com as outras duas que não aparecem.

    A conta que aparece solicitei a transferência do valor para minha conta caixa.

  2. eu consultava o meu fgts e tinha saldo.no dia 9 de maio consultei e estava zerado, e eu não saquei. Oque devo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *