Quem tem direito a sacar o FGTS de contas inativas

Em dezembro de 2016, o governo federal anunciou a liberação do saque do FGTS de contas inativas até dezembro de 2015. A decisão é uma estratégia para movimentar a economia do país, e deve beneficiar aproximadamente 10,2 milhões de pessoas.


Mas você sabe se tem direito a sacar este dinheiro? Para te ajudar, nós preparamos um guia com todas as regras referentes ao saque, além de um tutorial para você descobrir o saldo da sua conta. Acompanhe as orientações e veja com funciona.

O que é uma conta inativa do FGTS?

A conta inativa é uma conta que parou de receber depósitos do Fundo de Garantia. Quando você possui vínculo empregatício, a empresa faz pagamentos mensais no seu nome de acordo com as leis trabalhistas.

No entanto, em caso de término ou rescisão do contrato, o FGTS deixa de ser depositado, e a conta não possui mais movimentação. Resumidamente, se você estiver desempregado, é quase certeza que você possui uma conta inativa.

É possível estar desempregado e ter uma conta ativa?

Porém, existe uma exceção. Se a empresa estiver com os depósitos do FGTS atrasados, é possível que a sua conta tenha movimentação mesmo após o término do contrato ou do acordo de demissão.

Isso acontece porque, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregador é obrigado a acertar todos os pagamentos referentes ao Fundo de Garantia, e pode fazer este procedimento depois do fim do vínculo com o empregado.

Neste caso, a conta ainda seria considerada ativa, e você não teria direito a sacar o valor disponível.

É possível estar empregado e ter uma conta inativa?

Essa possibilidade existe. Por exemplo: ao mudar de empresa, o seu novo empregador pode ter aberto uma nova conta para fazer os depósitos do Fundo de Garantia. Se isso aconteceu, você pode ter uma conta ativa e uma conta inativa ao mesmo tempo. Neste caso, você teria direito a sacar o FGTS, mas somente da conta inativa.

Quem pode sacar o FGTS de acordo com as novas regras?

Antes da liberação do governo, o FGTS de contas inativas só podia ser retirado em três casos:

1. Quando o trabalhador se aposentava.

2. Quando o trabalhador precisava utilizar o FGTS para financiar a casa própria.

3. Quando o trabalhador estava três anos com a conta inativa.

Com a nova medida do governo, a regra ficou simples: você poderá sacar o benefício se tiver encerrado o contrato de trabalho até dezembro 31 de dezembro de 2015, pedindo demissão ou sendo demitido com justa causa.

Quem não pode sacar o FGTS de contas inativas

Você não pode sacar o FGTS caso esteja enquadrado nas seguintes situações:

  • Possui contrato de trabalho com alguma empresa.
  • Recebeu depósitos do FGTS após dezembro de 2015.
  • Foi demitido sem justa causa.

Se você foi demitido sem justa causa, mas está com a conta inativa desde dezembro de 2015, você não terá direito a sacar o benefício. Isso acontece porque o FGTS já havia sido liberado após o término do contrato de trabalho, portanto, você já teve a oportunidade de realizar o saque.

Como descobrir o saldo da conta inativa do FGTS

Para consultar o seu saldo, você vai precisar do número do PIS (PIS/PASEP). Caso não saiba, você pode conseguir a numeração em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Além disso, geralmente a Carteira de Trabalho também contém o número que você precisa.

Com o PIS em mãos, você tem quatro opções para descobrir o saldo do FGTS:

1. Agências da Caixa

Os atendentes das agências da Caixa podem consultar o saldo a qualquer momento. Basta você apresentar o número do seu PIS e um documento de identificação com foto.

2. Site da Caixa

1. Acesse o site da Caixa por este link.

2. Digite seu PIS/NIS/PASEP e a sua senha e clique em “OK” (se você não cadastrou a senha, clique aqui e veja como fazer).

3. Na aba FGTS, clique na opção “Extrato”.

4. Em seguida, você verá uma série de informações sobre o seu Fundo de Garantia, incluindo o saldo ao final da tabela.

Importante: verifique a situação da sua conta na tabela. Se ela mostrar a letra “I”, quer dizer que está inativa e que você poderá sacar o valor. Se ela exibir a letra “A”, significa que está ativa, ou seja, você não terá direito a receber o dinheiro.

3. Aplicativo do FGTS

1. Abra o aplicativo oficial do FGTS no seu celular ou tablet.

2. Digite o número do PIS (NIS/PASEP) e clique em “Acessar”.

3. Logo após acessar a conta, o seu saldo será exibido automaticamente; para saber a situação da sua conta, clique na seta

4. Na tela seguinte, você poderá verificar se ela está ativa ou inativa.

4. SMS pelo celular

Outra opção para receber informações sobre o FGTS é através de mensagens SMS. Para utilizar este serviço, você precisa cadastrar seu smartphone. Veja como fazer este procedimento clicando aqui.

Calendário de saque do FGTS inativo

O governo divulgou oficialmente o calendário de saque das contas inativas do FGTS. Veja quando você poderá receber o dinheiro:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque a partir de 10 de março
  • Nascidos em março, abril e maio: saque a partir de 10 de abril
  • Nascidos em junho, julho e agosto: saque a partir de 12 de maio
  • Nascidos em setembro, outubro e novembro: saque a partir de 16 de junho
  • Nascidos em dezembro: saque a partir de 14 de julho

Vale lembrar que, caso você perca o período de saque correspondente à sua data de nascimento, é possível receber o valor posteriormente. Vamos supor que você nasceu entre março e maio e não conseguiu fazer o saque em abril. Se isso acontecer, você tem até 31 de julho para sacar o dinheiro.

Você acabou de conferir as informações para sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

108 thoughts on “Quem tem direito a sacar o FGTS de contas inativas”

    1. Trabalhei em um restaurante mas de um ano sem registro em carteira, mas meu patrão abriu falência,foi para a justiça do trabalho so recebi depois de cinco anos um acordo que não achei justo e minha carteira foi registrada, não tenho numero de pis nem cartão cidadão mesmo assim eu tenho direito a conta inativa já faz quinze anos foi o único registro.me ajuda o que fazer,tenho direito?

  1. Olá.. estou trabalhando no momento.. más tenho fgts inativos de outras empresas que pedi a conta.. poderei sacar o fgts inativo dessas outras empresas mesmo trabalhando no momento?

      1. As contas ficam apenas recebendo correção de juros, nesse caso é possível? Mesmo que eu esteja recebendo depósitos de outra empresa? Ex. Pedi demissão de algumas empresas antes de 2013 essas contas são inativas e recebem correção de juros, porem em Abril de 2013 entrei em outra empresa a qual trabalho até hj e são portanto depositários desde então. Nesse caso é possível sacar as anteriores?

  2. Gostaria de saber se eu tenho direito de receber pois eubestou trabalhando, mas tenho 4 anos de uma empresa onde eu pedi a conta e meu fgts ficou lá sera q eu recebo.

  3. Tenho uma duvida …tenho varias contas inativas no meu fgts e estou dando os 30 dias uma Empresa ate fim de janeiro ..a pwrgunta é …posso sacar todas as contas inativa e poderei sacar mesmo com a carteira assinada..

  4. Tenho contas paradas antes de 2015, só que em 2012 eu fui demitido e saquei o FGTS referente a mesma empresa que me demitiu, o resto continua lá. Tenho 4 saldos de 4 empresas diferentes inativas que são antes de 2015, vou poder sacar esses 4 valores? Hoje estou empregado desde 2013 em outra empresa (esse sei que não vou poder sacar pois a conta esta ativa).

  5. Sai de uma empresa em Abril de 2015,pedi demissão ou seja não saquei meu fgts só que ainda tá sendo depositado um valor na conta.com isso ela tá ativa ainda? Aí não posso sacar?

  6. de 2014 pra ca sempre trabalhei registrado e pelo que me lembro em 2015,nao recebi meu fgts sera que tenho algo a receber? e como faço pra saber?
    grato!!!!

  7. Boa tarde
    Entrei no meu extrato online e consta duas contas dos dois empregos registrados que tive.
    A primeira conta pedi demissão em março de 2014 e tá constando como ativa, sendo que eles já pagaram tudo o que me deviam e recolheram direito.
    A segunda conta eu pedi demissão em Julho de 2016, mas eles recolheram FGTS só até setembro de 2015 e está constando ativa.
    Eu recebo ou não? está confuso, tem algum telefone que pode ser informado melhor?

    Obrigado

    1. Wagner, realmente é preciso analisar o seu caso. O melhor a fazer é ir a uma agência da Caixa para pedir orientações. O número de atendimento é 0800 726 0207.

  8. Boa tarde, tenho uma conta que seu último depósito foi em abril de 2014. Pedi demissão nessa época. Mas verifiquei a situação da conta e está como ativa ( “A” ). Não conseguirei sacar o valor?

    1. Como faço para,sabe se eu tenho direito a recebe este beneficio de contas inativas .pois trabalhei em 4 empresa .Porem algumas eu saquei outras não como faço para sabe se tenho direito .Érica

    1. Poliana, você não terá direito a receber o FGTS inativo, porém, poderá receber o FGTS referente à rescisão do seu contrato. Isso se você foi demitida sem justa causa.

  9. Se a conta se encontra no sistema em situação ativa: A, mesmo estando sem nenhum depósito desde abril de 2015 (data do pedido de demissão), o trabalhador terá direito ao saque ou não?

    A matéria ficou um pouco confusa nesse sentido, pois primeiro diz que contas que o empregado foi desligado sem justa causa ou por pedido de demissão são consideradas inativas. Depois diz que considera-se conta inativa aquela conta em que não são feitos depósitos do empregador. E mais abaixo, diz que a situação da conta é a que prevalece.

    1. Michelle, o sistema da Caixa está apresentando divergências para muitas pessoas. Mesmo sem receber depósitos, a conta consta como ativa no sistema. No seu caso, seria recomendável ir a uma agência para saber a situação real da sua conta.

  10. Meu ultimo deposito do FGTS foi feito em dezembro, mais meu patrão deu baixa em minha carteira em janeiro e depositou os 40% em janeiro tbm.
    Eu não tenho direito de sacar o FGTS inativo q eu tenho desde de 2010?
    Obrigada

  11. Boa Tarde,
    Assim aqui no extrato esta especificado que entrou um crédito de JAM 0,004319 sobre o saldo; isso quer dizer que a conta esta ativa ainda …
    sendo que sai desta empresa no ano de 2002 e estão ainda enviando ..?
    Agradecida

    Ps..não poderei retirar… 🙁

  12. Estou tentando fazer o cadastro no site dá caixa, mas o campo municipio de nascimento só dá inválido e não consigo falar com nenhum atendente dá caixa!

  13. Olá..entrei no site do fgts, como explicado na matéria entrei nos saldos e cliquei naquela flecha ao lado dos saldos, mas em nenhuma esta escrito inativa, tenho empresas q pedi as conta e faz tempo q nao é depositado nada la. ..Será q poderei sacar esse valor?

    1. Analice, provavelmente sim. Estão acontecendo muitas divergências em relação à situação das contas. É recomendável ir a uma agência da Caixa para saber a situação real da sua.

  14. Olá, o crédito das contas inativas caem direto na conta tá de quem é corre tosta CEF???
    Se caso sim, como faço para reverter, quero sacar o valor direto na agência !!!
    Sds

    1. Rodrigo, cairá automaticamente somente para quem tem conta poupança. Porém, essa regra não vale para quem tem conta corrente.

      Caso você não queira que caia direto, é preciso ir a uma agência para cancelar a transferência automática.

  15. Pedi demissão no mês de novembro de 2015, e meu último depósito foi dia 06/11!

    Mais ta mostrando em Situação de conta um A, isso quer dizer que minha conta estar ativa? Mais pq??

  16. Boa tarde, Prestava serviço a uma empresa e o contrato acabou desde 2005, e não há depósitos desde então, também não saquei o FGTS na época pois a empresa não me passou a chave, eu posso sacar dentro desta nova regra?

  17. Oi eu olhei e tenho varias contas com o A de ativa mas são antigas pq não consta como ativa? Não tenho mais nenhum vínculo com as empresas e nada.e são anteriores a data estipulada de 31 de dez de 2015

  18. Tenho uma conta inativa mas quando fui na caixa falou que eu não tinha mais tenho certeza que tenho que sempre chegava o extrato em minha casa o que devo fazer

  19. Boa noite,

    Consultei através do site e vi que tenho dinheiro do FGTS para sacar, porém não estarei no Brasil no período para fazer o saque que começa a partir de 12/05 no meu caso. Viajo 08/05 e volto só em Janeiro de 2018.

    Como devo proceder neste caso?

    Obrigada

  20. Tenho conta na caixa e cartão cidadão, meu aniversário é em agosto. Gostaria de saber se o dinheiro cai na conta em maio ou antes desta data para quem possui conta na caixa?

  21. Bom dia…Hj imprimi um extrato no site da CFE onde constam valores de contas inativas mas ao final de cada extrato diz saque dia 10/03 em varios estados do pais. .. alguem sabe dizer o q e???

  22. Tenho 2 contas antigas que estão com situação ATIVA, mas não existem depósitos, somente ‘CREDITO DE JAM’, eu poderia sacar esses valores? Como as contas estão com situação Ativa ainda não consegui no site passar uma conta pra transferir esse valor, só consegui de uma terceira conta com situação Inativa (o engraçado é que esse conta Inativa é mais nova do que as outras ‘ativas’)

    Obrigado.

  23. Boa tarde.
    Tenho um contrato de trabalho encerrado em Nov/2015 (pedido de demissão), cuja conta recebeu um depósito em Fev/16 referente a diferença de salario e rescisão por efeito de reajuste sindical atrasado. A conta não aparece como inativa apesar de estar com a data de afastamento 03/11/2015 – motivo J. Poderei sacar o valor dessa conta?
    Obrigado.

  24. então dei abandono na empresa no caso faz três anos não dei baixa na carteira porem tenho fgts mas consta que tá ativa a conta será que consigo sacar?

  25. ola prezados
    Em duas contas do meu fgts aparece a situação FGH, gostaria de saber o que significa. e eu nunca fiz nem um saque em contas inativas para habitacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *