Categoria: Extrato FGTS

Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo

Todo trabalhador registrado em carteira tem direito a receber o FGTS. Ele é depositado todo o mês pelo empregador numa conta na Caixa Econômica que está no nome do trabalhador. Nessa hora muitos se perguntam: como consigo consultar o extrato do meu FGTS?

A Caixa Econômica Federal oferece diversas maneiras de consulta ao saldo do FGTS. É possível realizar pelo site, por mensagem de texto, na própria agência. Atualmente também existe uma maneira bastante prática e útil: consulta pelo aplicativo.

Nada mais de gastar muito tempo com a burocracia do site da Caixa ou de esperar filas nas agências. Agora é só baixar o app, abrir e consultar suas informações imediatamente. Nesse artigo aprenderemos como consultar extrato do FGTS pelo aplicativo e algumas formas alternativas de consulta. Continue lendo para aprender a consultar também pelo portal da Caixa e presencialmente na agência.


Quando posso sacar o saldo do FGTS?

Todo trabalhador que está registrado em carteira recebe os depósitos do FGTS, mas só tem acesso a ele depois de algumas situações. O mais comum é que o trabalhador tenha seu FGTS liberado depois de uma demissão sem justa causa.

Também é possível acessar o FGTS no caso de:

  • Necessidades maiores (ex: doença ou calamidade pública);
  • Falecimento do empregado (a família recebe o FGTS);
  • Diagnóstico como portador de HIV/AIDS;
  • Doenças em estágio terminal;

Você pode conferir todas as situações que acarretam a liberação do saldo do FGTS no próprio consulta pelo aplicativo.


Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo do FGTS

O aplicativo do FGTS foi criado em 2016 como um meio de acesso adicional às informações do fundo de garantia do trabalhador.…

Como consultar o extrato do FGTS pelo site da Caixa

Você, trabalhador registrado em carteira, está por dentro de todas as atualizações do seu FGTS? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito importante que garante a segurança de todos os trabalhadores.

Quem deseja estar sempre atualizado pode consultar o extrato do FGTS pelo site da Caixa. É prático e você nem precisa sair de casa.

Hoje você aprenderá o passo a passo simples para fazer essa consulta. Continue lendo para aprender sobre essa e outras maneiras de consultar o extrato do FGTS.


O que é o FGTS e quem tem direito a receber

O fundo de garantia por tempo de serviço é um dos direitos fundamentais do trabalhador que existe da maneira que conhecemos hoje desde 1988. Ele foi criado como uma alternativa ao regime de estabilidade de emprego usado até então. A intenção é proteger o trabalhador que fosse demitido sem justa causa.

Recebendo o FGTS o trabalhador consegue manter certa estabilidade mesmo após sua demissão. É uma maneira de garantir seu poder de consumo enquanto busca outra oportunidade de emprego. Portanto, é extremamente importante que todo trabalhador tenha conhecimento desse seu direito e como ter acesso a ele.

O FGTS consiste de um valor depositado em uma conta aberta no nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal. Todos os meses o empregador deposita um valor que corresponde a 8% do salário, seu total é o fundo de garantia.


Quando é possível retirar o FGTS?

Enquanto o trabalhador está empregado ele não pode retirar o fundo do FGTS.…

Como consultar o extrato do FGTS nas agências da Caixa

Você é um dos muitos trabalhadores registrados em carteira que tem direito a receber o FGTS? Nesse caso também é possível consultar o extrato do FGTS nas agências da Caixa. É exatamente isso que você aprenderá nesse artigo.

Também veremos algumas informações sobre esse direito essencial do trabalhador registrado e outras maneiras de consultar o extrato. Não importa se você quer fazê-lo pelo smartphone, computador em casa ou pessoalmente, você aprenderá tudo nesse artigo. Continue lendo para conferir o passo a passo.


O que é o FGTS e quem pode receber?

O FGTS é uma sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Esse direito foi criado para ajudar a manter a estabilidade do trabalhador quando acontece uma demissão sem justa causa. Todos já passaram ou passarão por essa situação, quem não recebe o FGTS fica completamente desamparado sem uma renda fixa. Com acesso ao fundo de garantia o trabalhador recebe uma quantia de dinheiro para estabilizar sua situação financeira e encontrar outro emprego.

Para que isso aconteça o empregador ou a empresa deposita um valor referente a 8% do salário em uma conta na Caixa Econômica. A conta é aberta no nome do trabalhador, mas o mesmo só tem acesso aos valores após a demissão sem justa causa ou alguns outros eventos determinados em lei.


Quando é possível retirar o saldo do FGTS?

Como mencionado acima, o FGTS é uma medida de proteção, por isso só é liberado pela Caixa Econômica em certas situações. A primeira todo mundo conhece, é a demissão.…

Como consultar os extratos antigos do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou simplesmente FGTS, é um benefício assegurado aos trabalhadores que atuam com carteira assinada. Recentemente o governo liberou para saque o valor encontrado nas contas inativas, como uma maneira de movimentar a economia do país, que continua em recessão, porém, uma das principais dúvidas dos trabalhadores é sobre como consultar os extratos antigos do FGTS.

A maneira mais prática de realizar essa consulta é através da nova ferramenta disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, responsável por gerenciar as contas do FGTS.

Através dela é possível consultar extratos de até 25 anos atrás, vale ressaltar que antes do lançamento dessa ferramenta só era possível acessar os últimos seis registros do sistema.

Passo a passo para realizar a consulta

Como consultar os extratos antigos do FGTS

Para consultar os extratos antigos do FGTS é muito simples, podendo ser feito diretamente de casa ou do escritório, de maneira prática, rápida e descomplicada. Você só precisa de um computador, smartphone ou tablet conectado à internet e seguir os seguintes passos:

1. Acessar o site da caixa http://www.caixa.gov.br ou diretamente do portal do Fundo de Garantia no http://www.fgts.gov.br.

2. Pelo site da Caixa basta clicar na guia “Você”, e em seguida na opção “Serviços Sociais”; depois disso, clique em “FGTS” e “Extrato FGTS”.

3. Preencher o número do PIS/Pasep na página apresentada e também informar a senha de acesso. No caso do primeiro acesso é preciso fazer o cadastro dessa senha. Para isso, é obrigatório informar o PIS e clicar em “Termo de Cadastramento”.…

Como tirar o extrato completo do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito que visa assegurar ao trabalhador um fundo de amparo no caso de possíveis eventualidades que venham a afastá-lo de sua função.

No que diz respeito ao benefício disponibilizado pelo governo, uma dúvida das dúvidas mais recorrentes entre a população brasileira é sobre como consultar o extrato da conta onde está depositado o valor.

É importante deixar claro que todas as pessoas que trabalham pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – profissionais com carteira assinada, trabalhadores rurais, autônomos e contatados por tempo determinado – têm direito a receber o fundo relativo a 8% do salário recebido.

De modo esclarecer todas as atribuições relacionadas ao benefício, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a compreender a tirar o extrato completo do FGTS de diferentes formas.

fgts-extrato-completo

Passo a passo para tirar o extrato

Para fazer apenas uma consulta ao extrato  sem obter nenhum documento impresso, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ligar para o número 0800 726 0207. Para consultar, tenha em mãos o número do PIS/PASEP e a senha do Cartão Cidadão (caso você tenha o cartão).

Já se você quiser visualizar o extrato completo, é possível realizar a consulta online pelo portal do FGTS. Essa página permite ao trabalhador acessar todas as informações relativas a sua conta do Fundo de Garantia, inclusive os extratos antigos.

Com seu número do NIS (PIS/PASEP) em mãos, você deve cadastrar uma senha que será autenticada por meio da verificação dos seus dados cadastrais.…