Categoria: FGTS Material de Construção

Como utilizar o FGTS para comprar material de construção

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso que os trabalhadores com carteira assinada possuem e que pode ser utilizado em momentos específicos, como no caso da demissão sem justa causa. Além disso, os trabalhadores também podem usar esse dinheiro para adquirir a tão sonhada casa própria, ou para comprar material de construção para reformar ou ampliar um imóvel.

A Caixa Econômica Federal cobra uma taxa de juros sobre o valor, mas ela acaba sendo vantajosa porque é inferior à cobrada por outros bancos. O financiamento é oferecido exclusivamente para pessoas físicas, e a compra do material deve ser destinada para ampliar, concluir ou reformar um imóvel residencial.

Vale lembrar que recurso disponibilizado pela Caixa é limitado, ou seja, antes de solicitar o empréstimo, você precisa fazer uma lista dos materiais mais indispensáveis. Após o valor ser liberado, você recebe um cartão de débito Construcard-FGTS para comprar os itens necessários.

Passo a passo para liberar o FGTS

fgts-material-de-construcao

Veja agora quas são os procedimentos que deve ser seguidos para você utilizar o FGTS para comprar material de construção.

1. Consulte o valor disponível no FGTS

Para realizar essa consulta é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e saber o total disponibilizado para essa finalidade. Você também pode consultar o saldo pelo celular. Para saber como funciona essa operação, clique aqui.

2. Contrate um profissional de arquitetura

Antes de liberar o valor para a compra do material de construção, a Caixa exige que seja apresentado um projeto da obra, feito por um profissional qualificado.…