Categoria: Contas Caixa

Por que o saldo das contas inativas do FGTS aparece zerado?

Muitos trabalhadores que poderão receber o Fundo de Garantia das contas inativas a partir de 10 de março foram surpreendidos ao consultar o extrato no site ou no aplicativo oficial do FGTS. Ao fazer a pesquisa, o valor anterior desapareceu e o saldo atual aparece zerado.

Mas por que houve essa falha a apenas um dia da liberação dos recursos? Segundo Valter Nunes, diretor executivo do FGTS, o erro acontece por “questões operacionais”. A gente explica o que isso quer dizer.

Onde está o problema?

Os canais de comunicação da Caixa, ou seja, o site e o aplicativo, usam os dados do sistema do FGTS para exibir a situação das contas. E como os valores destinados às pessoas nascidas em janeiro e fevereiro já foram liberados, o saldo aparece zerado.

Para evitar o desencontro de informações, Nunes atenuou o problema e procurou tranquilizar as pessoas que farão o saque a partir de 10 de março.

“Logo após o carnaval, para as contas que vão ter liberação a partir de 10 de março, começamos a fazer os débitos das contas do Fundo de Garantia. Os sistemas de acompanhamento, o aplicativo e o site, vão buscar as informações na base do Fundo de Garantia. Quando a pessoa entra hoje, ela encontra (a conta) zerada porque o dinheiro saiu da base do fundo de garantia e entrou na base no sistema bancário da Caixa e está liberado”, explicou o executivo.

Valter Nunes reforçou que este é um procedimento normal nas operações de saque do FGTS.…

Como sacar o FGTS de contas inativas de falecidos

Entre 10 de março e de 31 de julho de 2017, os brasileiros podem sacar o FGTS das contas inativas. Este direito é válido para quem foi dispensado por justa causa ou pediu demissão até 31 de dezembro de 2015. Quem foi demitido sem justa causa não poderá receber o recurso.

Ao todo, a Caixa vai disponibilizar R$ 43 bilhões para mais de 30 milhões de trabalhadores. O saque do Fundo de Garantia inativo não tem restrições e pode ser feito nas agências bancárias, casas lotéricas, unidades Caixa Aqui e também no auto atendimento.

Saque para casos de falecimento

Se houve algum caso de falecimento na sua família, você pode ir a uma agência da Caixa para saber se o falecido teria algum valor do FGTS inativo para receber.

Sendo confirmada esta possibilidade, posteriormente você deverá seguir alguns procedimentos para conseguir receber o dinheiro. Confira as orientações e veja como funciona o saque do FGTS de contas inativas de falecidos.

Quem pode fazer o saque

As regras para receber FGTS de uma pessoa que faleceu são bem claras: somente o cônjuge e/ou os herdeiros podem solicitar a liberação do valor. Pessoas que possuam qualquer outro grau de parentesco não estão autorizadas a receber o recurso.

Como fazer o saque

Com o inventário pronto

Se o inventário definindo a divisão de bens já estiver pronto, o processo para sacar o Fundo de Garantia fica facilitado. Nesse caso, você precisa se dirigir a uma agência da Caixa e apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho do falecido
  • Carteira de Identidade do sacador
  • Carteira de Identidade e CPF dos filhos menores de idade

Vale lembrar que, se o falecido deixou filhos menores de idade, o dinheiro será partilhado e depositado em suas respectivas contas poupança.…

Como sacar o FGTS de contas inativas no exterior

A partir de 10 de março de 2017, o FGTS de contas inativas fica disponível para quem encerrou o contrato de trabalho até 31 de dezembro de 2015, seja pedindo demissão ou sendo demitido com justa causa.

A Caixa estima que 30 milhões de brasileiros devem sacar os R$ 43 bilhões disponíveis. O dinheiro pode ser utilizado para qualquer finalidade, e a expectativa do governo é que uma boa parcela desta quantia seja injetada na economia do país.

Saque do FGTS inativo no exterior

Se você mora no exterior e possui FGTS inativo, também é possível receber o valor disponibilizado pela Caixa. Contudo, as regras são diferentes para correntistas e não correntistas. Entenda como funciona:

Correntistas

Caso você tenha conta corrente ou poupança na Caixa, basta informar ao banco que deseja receber o saldo do FGTS através de uma transferência automática. O processo é feito diretamente com o banco, sem a necessidade de comparecer ao consulado brasileiro do país onde você se encontra.

Não correntistas

Já se você não é correntista, o procedimento para sacar o FGTS é um pouco mais burocrático. Veja o passo a passo:

1. Primeiro você precisa imprimir e preencher o formulário de solicitação de saque do FGTS. Ele fica disponível neste link.

2. Em seguida, você deve ir ao consulado brasileiro para apresentar o formulário e os documentos necessários para liberar o saque. A documentação solicitada pelo cônsul consiste em:

  • Carteira de Identidade, passaporte ou outro documento de identificação permitido legalmente.
  • Extrato da conta vinculada ao FGTS ou um documento que seja válido para identificar a conta.

Quem tem direito a sacar o FGTS de contas inativas

Em dezembro de 2016, o governo federal anunciou a liberação do saque do FGTS de contas inativas até dezembro de 2015. A decisão é uma estratégia para movimentar a economia do país, e deve beneficiar aproximadamente 10,2 milhões de pessoas.

Mas você sabe se tem direito a sacar este dinheiro? Para te ajudar, nós preparamos um guia com todas as regras referentes ao saque, além de um tutorial para você descobrir o saldo da sua conta. Acompanhe as orientações e veja com funciona.

O que é uma conta inativa do FGTS?

A conta inativa é uma conta que parou de receber depósitos do Fundo de Garantia. Quando você possui vínculo empregatício, a empresa faz pagamentos mensais no seu nome de acordo com as leis trabalhistas.

No entanto, em caso de término ou rescisão do contrato, o FGTS deixa de ser depositado, e a conta não possui mais movimentação. Resumidamente, se você estiver desempregado, é quase certeza que você possui uma conta inativa.

É possível estar desempregado e ter uma conta ativa?

Porém, existe uma exceção. Se a empresa estiver com os depósitos do FGTS atrasados, é possível que a sua conta tenha movimentação mesmo após o término do contrato ou do acordo de demissão.

Isso acontece porque, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o empregador é obrigado a acertar todos os pagamentos referentes ao Fundo de Garantia, e pode fazer este procedimento depois do fim do vínculo com o empregado.

Neste caso, a conta ainda seria considerada ativa, e você não teria direito a sacar o valor disponível.…

Como consultar o saldo da conta poupança da Caixa pelo telefone

Quem é cliente da Caixa tem uma alternativa bastante prática para acompanhar o rendimento do saldo bancário. Além da internet e dos caixas automáticos, também é possível consultar o saldo da conta poupança da Caixa pelo telefone.

Esta modalidade de conta disponibilizada pela Caixa Econômica Federal é uma das mais populares do Brasil, sendo considerada por especialistas e economistas como um dos investimentos mais tradicionais existentes no mercado.

E a partir de agora, nós vamos mostrar o passo a passo para você verificar o saldo da sua conta pelo telefone. Confira todos os procedimentos e aprenda a monitorar suas aplicações sem sair de casa.

Passo a passo para ouvir o saldo

consultar-saldo-poupanca-caixa-telefone

1. Para começar, você precisa conferir o número disponibilizado pela Caixa referente à sua região. Para capitais e regiões metropolitanas, o telefone é o 3004-1105; nas demais áreas, o número disponibilizado é o 0800 726 0505.

2. Após iniciar a ligação, você precisa teclar a opção 2 para acessar a conta.

3. Em seguida, você deve teclar os 4 números da agência + o número da sua conta com o dígito.

4. Na próxima etapa, você precisa informar a sua senha de 4 dígitos.

5. Fique atento (a), pois logo após digitar a senha, você ouvirá o atendimento da Caixa informando o saldo da conta automaticamente.

Caso você não tenha conseguido escutar o saldo, é possível fazer a consulta posteriormente. Faça o seguinte:

1. Selecione a opção 2 (serviços na conta).

2. Selecione a opção 2 novamente para ouvir o saldo.…

Como consultar o saldo da conta Caixa Fácil pela internet

A conta Caixa Fácil é atualmente uma das modalidades mais procuradas pelos clientes do banco estatal. Embora seja utilizada por inúmeros correntistas, muitas pessoas ainda esbarram em dificuldades para consultar o saldo sem precisar ir a um caixa eletrônico.

Se você está na mesma situação, não é preciso se preocupar. A partir de agora nós vamos mostrar o passo a passo para você verificar a movimentação da sua conta. Todo o processo é muito simples e rápido, bastando apenas seguir alguns procedimentos básicos.

Passo a passo para consultar o saldo

consulta-saldo-conta-caixa-facil

1ª Etapa – cadastro

1. Entre no site da Caixa pelo endereço https://internetbanking.caixa.gov.br/.

2. Clique no botão “Acessar a minha conta”, localizado no lado direito da página.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-botao

3. Agora clique no botão “Cadastrar”.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-botao-cadastro

4. Digite seus dados pessoais e selecione a opção “Conta” no campo de serviços; ao finalizar, clique em “Continuar”.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-dados-cadastro

5. Em seguida você será direcionado para registrar um nome de usuário e uma senha.

Ao todo, são três passos para você concluir o seu cadastro. Siga as orientações da página até finalizar todas as etapas e receber a confirmação do site.

2ª Etapa – Acesso à conta

1. Com o cadastro concluído, retorne à página inicial da Caixa e clique novamente no botão “Acessar a minha Conta”.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-botao

2. Digite o seu usuário, selecione a opção “Pessoa Física” e depois clique em “Acessar”.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-acesso

3. Clique na identificação do usuário exibida na tela.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-id

4. Agora informe a senha que você registrou no cadastro e clique em “Continuar”.

consulta-saldo-conta-caixa-facil-senha

5. A partir deste momento, você estará no sistema da sua conta para consultar o saldo.…