Como consultar o saldo das contas inativas do FGTS

Desde que a liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS foi anunciada pelo governo, em dezembro de 2016, milhões de brasileiros começaram a procurar informações sobre a possibilidade de receber os recursos que estão acumulados no fundo.


E uma das principais dúvidas está relacionada ao saldo disponível nas contas. Afinal, como saber o valor que você tem a receber? Se você deseja descobrir, a partir de agora nós vamos explicar como você pode fazer a consulta do saldo do FGTS inativo. Fique conosco e acompanhe o texto até o final.

Quem tem direito a sacar o FGTS das contas inativas

Mas antes de mostrar como você pode consultar o saldo, temos uma pergunta importante: você sabe quem tem o direito de sacar o FGTS das contas inativas? Se ainda não conhece as regras, entenda como funcionam os termos para receber o benefício.

Pode sacar o FGTS inativo, todo trabalhador que encerrou o contrato de trabalho até dezembro de 2015 pedindo demissão ou sendo demitido com justa causa.

Se você recebeu depósitos do Fundo de Garantia após dezembro de 2015, não será possível sacar o dinheiro, mesmo que a sua conta esteja inativa atualmente.

Opções para fazer a consulta do saldo

Agora que você já sabe quem tem direito ao FGTS inativa, chegou a hora de conhecer os métodos para consultar o saldo. Você tem até sete alternativas:

1. Em qualquer agência da Caixa

2. Pelo portal de Serviços Sociais da Caixa

3. Pelo aplicativo oficial do FGTS

4. Por SMS

5. Pelo internet banking da Caixa

6. Nos caixas automáticos da Caixa, através do Cartão Cidadão

7. Pelo serviço de atendimento ao cliente, através do número 0800 726 0207

No entanto, vale lembrar que para todas as situações, você vai precisar do número do PIS/NIS. Essa numeração pode ser consultada na sua carteira de trabalho. Geralmente ela fica no mesmo local da assinatura e da foto.

Caso não encontre, você pode pedir o número na agência da Caixa mais próxima da sua residência. Leve um documento de identificação com foto, caso contrário, o atendente não poderá informar o seu PIS/NIS. Se quiser mais orientações, entre em contato com a central de atendimento da Caixa pelo telefone 0800 726 0207.

1. Consulta do saldo inativo em agência da Caixa

Quando estiver com o número do PIS/NIS em mãos, basta você se dirigir a uma unidade da Caixa Econômica Federal. Chegando lá, peça para um gerente fazer a consulta do saldo do seu FGTS inativo. Além do número do PIS/NIS, você também precisa apresentar um documento com foto.

2. Consulta do saldo inativo pelo portal de Serviços Sociais

A consulta pela internet é feita pelo site dos serviços sociais da Caixa. Se esse vai ser o seu primeiro acesso, então você vai precisar cadastrar uma senha. Veja como proceder.

Cadastro da senha

1. Acesse o site por este link.

2. Clique em “Cadastrar Senha”.

3. Em seguida, clique em “Aceito” para concordar com os termos do Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão.

4. Na próxima página, você precisa preencher todos os dados solicitados pelo sistema; ao finalizar, clique em “Confirmar”.

5. Agora você vai precisar cadastrar a sua senha. Ela precisa ter entre 6 e 8 dígitos. Pode ser apenas números, apenas letras ou uma combinação entre números e letras. Digite a confirmação da senha e clique em “Confirmar”.

6. Ao finalizar, você verá essa mensagem de confirmação.

Acessando a sua conta do FGTS

Com a senha cadastrada, você poderá acessar a sua conta do FGTS para consultar o saldo. Veja como funciona:

1. Digite o número do PIS/NIS/PASEP, a sua senha e clique em “OK”.

2. Na aba do FGTS, clique na opção “Extrato”.

3. Em seguida, a página vai exibir automaticamente o saldo disponível.

4. Para ter certeza que a sua conta está inativa, observe a opção “Situação da Conta”. Se estiver com a letra “I”, significa que ela está realmente inativa. Se estiver com a letra “A”, quer dizer que ela está ativa.

3. Consulta do saldo pelo aplicativo

Para consultar o saldo pelo aplicativo, baixe o app oficial do FGTS na Google Play ou na App Store.

Após instalar, basta você fazer o login no programa. Veja como fazer:

1. Digite o número do PIS/NIS e a senha de internet que você cadastrou no site. Ao finalizar, clique em “Acessar”.

2. Assim que você entrar no app, ele vai exibir o seu saldo automaticamente. Para saber se sua conta está inativa, basta clicar na seta.

3. Na próxima tela, você verá situação da sua conta do FGTS.

4. Consulta do saldo por SMS

A outra possibilidade é consultar o saldo via SMS. Através desta opção, você cadastra o número do seu celular no site da Caixa para receber atualizações periódicas da movimentação da sua conta. Funciona assim:

1. Acesse o site da Caixa por este link.

2. Clique no botão amarelo “Faça adesão ao serviço”.

3. Informe o seu PIS/NIS/PASEP e a senha e clique em “OK”.

4. Na aba do FGTS, clique em “Serviços no Celular”.

5. Preencha o número do seu telefone e seu CPF; ao finalizar, clique em “Continuar”.

6. Em seguida, leia o Termo de Serviço e clique em “Concordo”.

7. Se der tudo certo, você verá essa mensagem de aprovação do cadastro.

Você também receberá um SMS confirmando a adesão ao serviço.

Com o seu smartphone cadastrado, você poderá saber o saldo sempre que houver novos depósitos na sua conta.

5. Consulta do saldo pelo internet banking

O internet banking é um serviço oferecido para os correntistas da Caixa. Para utilizar, você precisa cadastrar um usuário. Após fazer o cadastro, você acessa a sua conta e seleciona a opção “Extrato do FGTS”. A página vai exibir o histórico completo dos depósitos, bem como o saldo disponível.

6. Consulta do saldo pelos caixas automáticos

Se você estiver com o Cartão Cidadão em mãos, também é possível consultar o saldo da sua conta do FGTS em qualquer caixa automático da Caixa. Basta informar o número do PIS/NIS e a senha do cartão.

7. Consulta do saldo pelo atendimento telefônico

Entrando em contato pelo número 0800 726 0207, você também pode consultar o saldo da sua conta. Mas lembre-se de ter o número do PIS/NIS em mãos, pois será necessário informar ao atendente.

Calendário de saque do FGTS das contas inativas

O calendário de saque do FGTS inativo foi divulgado oficialmente pelo governo em 14 de fevereiro. Semelhante ao cronograma do PIS, ele seguirá a data de aniversário do trabalhador. Veja quando você poderá fazer o saque:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque a partir de 10 de março
  • Nascidos em março, abril e maio: saque a partir de 10 de abril
  • Nascidos em junho, julho e agosto: saque a partir de 12 de maio
  • Nascidos em setembro, outubro e novembro: saque a partir de 16 de junho
  • Nascidos em dezembro: saque a partir de 14 de julho

Caso você perca a data de saque correspondente ao seu aniversário, é permitido receber posteriormente. Por exemplo: se você nasceu em janeiro ou fevereiro e não conseguiu receber o dinheiro em março, você pode sacar até 31 de julho.

Você acabou de conferir as informações sobre o saque do FGTS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

22 thoughts on “Como consultar o saldo das contas inativas do FGTS”

  1. Como sacar sem cartão cidadão? Li uma matéria, mas lá mencionam documentos q não entendi quais são, e certa vez uma atendente havia dito q teria apenas q apresentar a carteira de trabalho e um documento com foto na boca do caixa.

  2. Olá, renho uma dúvida. Minha carteira foi assinada em 1973. Dentre todos os meus empregos, os bancos depositarios foram vários. Bancos que já não existem mais. Desta forma o valor do FGTS contas inativas correspondem também a bancos estas contratações com bancos depositarios que ja não existem?
    Obrigada!!!

  3. Pedi demissão em outubro de 2015, e desde então, não trabalhei mais de carteira assinada, e não recebi meu FGTS, no entanto, não consta nenhuma conta para mim. Como faço pra resolver se a Caixa disse que não pode fazer nada?

  4. Sou APOSENTADO desde 2005, o número do meu cartão do PIS é 10528066770 ao solicitar o extrato de completo minha CONTA INATIVA fui informado que não tinham DADOS para o SAQUE: gostaria de ter a orientação de como encontrar o NIT ou NIS.
    Quando me aposentei em 2005 não foi computado duas Firmas em que trabalhei embora tenha assinado as DECLARAÇÕES de OPÇÃO do FGTS …. quais os PROCEDIMENTOS que devo tomar e como posso saber se realmente essas “FIRMAS” depositaram o FGTS.
    Agradeço antecipadamente a ATENÇÃO e a resolução desse problema.

    de

  5. Boa noite.

    Há seis anos atrás fui demitida sem justa causa.
    Por ter processado a empresa,recebi todos os direitos,menos o FGTS.
    Foram quase 3 anos trabalhando lá.
    Porém quando fui consultar,apareceu que a situação da conta é FGH.
    Nunca comprei casa,nem lote.
    tem como receber esse dinheiro?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *