Como consultar o saldo do PIS

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é uma contribuição social feita pelos trabalhadores brasileiros. O principal objetivo do plano é de financiar o pagamento de benefícios como seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.


Vale lembrar que o PIS está diretamente relacionado com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Por essa razão, é muito comum as duas siglas aparecerem sempre juntas.

Anualmente, milhões de profissionais têm por direito receber o abono salarial do programa. Este recurso muitas vezes consiste em uma renda extra para a família, e é muito eficaz para ajudar a tirar as contas do sufoco.

No entanto, nem todos sabem o valor exato que será depositado pelo PIS. Se você também está nessa situação, a partir de agora nós vamos mostrar um tutorial completo para consultar o saldo do PIS. Confira as orientações e veja como é simples.

Passo-a-passo para descobrir o saldo do PIS

consultar-saldo-pis

A maneira mais rápida e prática para consultar o saldo do PIS é pela internet. Através do serviço online disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, você poderá consultar se o dinheiro já está disponível para saque.  Além disso, você também tem acesso aos valores acumulados.

Ou seja, quem é cadastrado no PIS não precisa se dirigir pessoalmente até uma agência da Caixa, pois todo o procedimento pode ser feito por um computador, tablet ou smartphone. Confira o passo-a-passo:

1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal por este link.

2. Clique no botão “Consultar Pagamento” localizado no lado direito da página.

consultar-saldo-pis-pagamento

3. Agora digite o Número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP/NIT) e sua senha; clique em “OK” para acessar o cadastro.

fgts-extrato-completo-acesso

4. Clique na aba correspondente ao PIS.

consultar-saldo-pis-aba-caixa

5. Agora você deve clicar na opção “Consulta ao Pagamento”.

consultar-saldo-pis-consulta-pagamento

6. Na tela seguinte, o site vai exibir seu número do PIS/PASEP, seu nome e o valor que você tem disponível para receber.

saldo-pis-abono-salarial

Todo o processo de consulta é muito simples. No site, você ainda pode acessar o calendário de pagamentos do abono salarial, que varia de acordo com a data de nascimento.

Cadastro

Se você não tiver a senha de acesso, será preciso fazer o cadastro no site da Caixa. Para, isso é necessário clicar na opção “Cadastrar Senha” e registrar a senha de internet. Após realizar essa operação, você poderá entrar no seu cadastro e fazer a consulta.

fgts-extrato-completo-cadastrar-senha

Como sei se tenho direito a receber o PIS?

Se você ainda não sabe se tem o direito ou não a receber o abono do PIS, a dica é fazer logo essa consulta. Quem não realiza o saque dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário acaba perdendo o dinheiro. Os valores retornam aos cofres públicos novamente, sendo que o trabalhador não poderá receber a quantia posteriormente.

A título de curiosidade, o governo estima que 23 milhões de trabalhadores têm o direito de receber o PIS em 2016, porém, quase metade ainda não foi efetuar o saque. O benefício continua com o mesmo valor dos anos passados, o que corresponde a um salário mínimo federal.

Essas foram as informações para você aprender a consultar o saldo do PIS. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

4 thoughts on “Como consultar o saldo do PIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *