Como tirar a Certidão do FGTS (CRF)

Você sabe como tirar a certidão do FGTS da sua empresa? Se ainda tem dúvidas, acompanhe esse artigo até o final. Nós vamos te ajudar a emitir esse documento mostrando um passo a passo simples e muito prático.

Mas antes disso, é fundamental que você entenda a importância dessa certidão, também conhecida como Consulta de Regularidade do FGTS (CRF) ou CND (Certidão Negativa de Débitos).

Como funciona a certidão do FGTS

Todos os empregadores que possuem profissionais contratados pela CLT precisam estar rigorosamente em dia com o pagamento do FGTS.

Caso contrário, estão previstas diversas sanções jurídicas prejudiciais que podem comprometer a operação da empresa. Portanto, é indispensável realizar as operações corretamente para evitar eventuais transtornos.

Além disso, os compromissos com o FGTS também influenciam diretamente em outras atividades das empresas.

Somente mantendo o recolhimento correto do fundo equivalente a 8% do salário pago a cada funcionário, elas podem se relacionar com órgãos públicos e ter acesso a linhas de crédito.

Como consultar a certidão do FGTS

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Para você conferir se a sua empresa está em dia com os pagamentos do FGTS dos seus empregados, existe a certidão negativa de débitos, também conhecida como Certidão de Regularidade do FGTS (CRF).

Se você deseja realizar a consulta/emissão do documento, basta ter o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ou o número do CEI (Cadastro Específico do INSS).

No site da Caixa Econômica Federal é possível realizar a consulta da CRF. Veja como funciona o passo a passo:

1. Acesse o site por este link;

2. Em seguida digite o número do CNPJ da empresa (14 dígitos) ou o CEI (12 dígitos); digite o código de verificação e em seguida clicar em “Consultar”;

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3. Na tela seguinte você verá a situação da empresa perante o FGTS; clique em “Obtenha o certificado de Regularidade do FGTS – CRF”;

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4. Informe a finalidade do pedido e clique em “Prosseguir”;

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5. Na próxima tela você poderá visualizar o Certificado com a declaração de regularidade.

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Como funciona o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que serve como uma garantia ao trabalhador brasileiro no caso de uma eventualidade que o afaste da sua função e /ou exija altas despesas, como tratamento médico de doença grave.

A partir da década de 1990, o FGTS passou a ser obrigatório para todas as empresas. Antes disso, o fundo era tratado como um benefício que o empregador decidia se queria dar ou não ao empregado.

Todo trabalhador contratado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tenha ele carteira assinada ou não, tem direito a receber o FGTS.

Trabalhadores rurais, profissionais autônomos e contratados por um período determinado também recebem o fundo quando contratados pelo regime da CLT.

As empresas devem depositar mensalmente o equivalente a 8% do salário do funcionário em uma conta específica criada na Caixa Econômica para receber os valores.

A ausência de pagamento do FGTS dos funcionários pode gerar sérias consequências para a empresa.

Consultar saldo do FGTS

A atualização do saldo do FGTS é realizada mensalmente pela Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores podem realizar a consulta online ou em uma das agências da Caixa por meio do Cartão Cidadão ou informando o número do PIS (PASEP/NIS/NIT).

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Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.