Categoria: Pagamento FGTS

Como descobrir se a empresa está pagando o FGTS do funcionário

Todo empregador é obrigado por lei a depositar mensalmente um valor específico em nome dos seus funcionários em uma conta bancária para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O prazo para que esse depósito seja realizado é até o sétimo dia de cada mês, sendo que o valor deve ser de 8% sobre o salário pago ao empregado no mês anterior. Isso quer dizer que é necessário calcular todos os benefícios que o trabalhador tenha recebido, como 13º salário, gorjetas, bônus, etc. Já nos contratos de aprendizes, a alíquota cai para 2%.

A conta em que esses depósitos são realizados é veiculada à Caixa Econômica Federal, e a instituição financeira tem por obrigação fornecer o extrato bancário para o trabalhador, caso ele seja solicitado.

Consulta do pagamento

fgts-pagamento-empresa

Eventualmente podem ocorrer situações em que a empresa atrasa ou até mesmo deixa de fazer o pagamento do Fundo de Garantia aos empregados. Para esses casos, os funcionários têm algumas opções simples e rápidas para saber se a empresa está pagando o FGTS corretamente. Veja como são os procedimentos.

Extrato da conta

Como mencionado acima, a Caixa Econômica Federal tem por obrigação informar aos seus clientes o extrato com todas as informações referentes aos depósitos feitos pela empresa para o FGTS. Existem duas maneiras para ter acesso a esses números.

Diretamente na agência bancária: através do Cartão Cidadão é possível retirar o extrato bancário diretamente em um dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Se você não possuir o cartão, basta fazer o pedido na própria agência;

Cartas enviadas para o endereço cadastrado: A Caixa também envia para o endereço dos trabalhadores todas as informações referentes ao extrato de lançamentos dos valores depositados no FGTS.…