Categoria: Pagamento FGTS

Saque aniversário FGTS calendário

A Caixa Econômica Federal (CEF) já tem informações valiosas sobre o saque aniversário e os trabalhadores já podem consultá-la nas agências.

Essa nova forma de saque foi instituída pelo governo e não é obrigatória: as pessoas podem ou não solicitar esse tipo de saque do FGTS.

A modalidade batizada de saque aniversário é oferecida a quem é ou não correntista da Caixa, mas é importante que os trabalhadores tenham cautela: depois de a escolha feita, será preciso continuar nela por 24 meses.

Caso o trabalhador queira voltar aos tipos tradicionais de saque, terá de esperar por todo esse tempo.

Veja neste artigo todas as datas do calendário FGTS aniversário, com os documentos para o cidadão fazer o saque e as principais dúvidas de quem está se habituando ainda a esse tipo de saque.


Saque aniversário FGTS calendário

Saque FGTS aniversário: quem tem direito?

O saque do FGTS aniversário serve para todas as pessoas que têm uma ou mais contas de fundo de garantia, inclusive ativas.

Uma vez que exista recolhimento na conta, essas pessoas podem aderir ao saque aniversário e, a partir de então, receber uma parte do seu FGTS todos os anos, no seu mês de nascimento.

Todos os cidadãos que trabalham com registro em carteira, portanto, têm a possibilidade de fazer o seu pedido de saque aniversário.


Calendário FGTS aniversário

O calendário FGTS aniversário é a forma estabelecida pela Caixa Econômica Federal para escalonar os pagamentos de fundo de garantia.

Na verdade, pode parecer dispensável fazer um calendário de saque quando se tem instituído que cada trabalhador receberá no mês de nascimento.… Clique para ler o texto completo

Como descobrir se a empresa está pagando o FGTS do funcionário

Todo empregador é obrigado por lei a depositar mensalmente um valor específico em nome dos seus funcionários em uma conta bancária para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O prazo para que esse depósito seja realizado é até o sétimo dia de cada mês, sendo que o valor deve ser de 8% sobre o salário pago ao empregado no mês anterior. Isso quer dizer que é necessário calcular todos os benefícios que o trabalhador tenha recebido, como 13º salário, gorjetas, bônus, etc. Já nos contratos de aprendizes, a alíquota cai para 2%.

A conta em que esses depósitos são realizados é veiculada à Caixa Econômica Federal, e a instituição financeira tem por obrigação fornecer o extrato bancário para o trabalhador, caso ele seja solicitado.

Consulta do pagamento

fgts-pagamento-empresa

Eventualmente podem ocorrer situações em que a empresa atrasa ou até mesmo deixa de fazer o pagamento do Fundo de Garantia aos empregados. Para esses casos, os funcionários têm algumas opções simples e rápidas para saber se a empresa está pagando o FGTS corretamente. Veja como são os procedimentos.

Extrato da conta

Como mencionado acima, a Caixa Econômica Federal tem por obrigação informar aos seus clientes o extrato com todas as informações referentes aos depósitos feitos pela empresa para o FGTS. Existem duas maneiras para ter acesso a esses números.

Diretamente na agência bancária: através do Cartão Cidadão é possível retirar o extrato bancário diretamente em um dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Se você não possuir o cartão, basta fazer o pedido na própria agência;

Cartas enviadas para o endereço cadastrado: A Caixa também envia para o endereço dos trabalhadores todas as informações referentes ao extrato de lançamentos dos valores depositados no FGTS.… Clique para ler o texto completo