Como consultar o saldo do FGTS pelo celular

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, é um direito assegurado por lei para os profissionais que trabalham com carteira assinada. Todos os meses, o empregador deve depositar o valor em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal em nome do funcionário. Esse dinheiro, no entanto, só pode ser sacado em momentos específicos.


Todavia, os beneficiários podem acessar o saldo do FGTS para acompanhar se os depósitos estão sendo realizados, além de saber o valor exato disponível. Existem diferentes maneiras para fazer essa consulta, sendo que uma delas pode ser executada gratuitamente pelo celular.

Como fazer a consulta pelo celular

fgts-saldo-celular

Se você nunca fez a consulta do saldo do FGTS pelo celular, não precisa se preocupar. A partir de agora nós vamos explicar o passo-a-passo para você realizar esse procedimento. Acompanhe até o final e veja como é simples.

1. Acesse página do FGTS disponível no endereço www.fgts.gov.br;

2. Na página inicial você vai visualizar o ícone “Caixa Serviços Online”. Clique em “Acessar”;

fgts-saldo-celular-acessar

3. Role a página até visualizar o menu “Mais Informações” e clique em “Saldo do FGTS via Celular”;

fgts-saldo-celular-acesso

4. Para ter acesso ao serviço, você precisa clicar em “Consultar Saldo do FGTS via Celular”;

fgts-saldo-celular-consulta

5. Você será direcionado a uma página de acesso que solicita o seu NIS (PIS/PASEP) e sua senha de internet. Caso não lembre o NIS, é possível consultá-lo na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão. Se você não tem uma senha cadastrada, clique em “Cadastrar Senha”;

fgts-saldo-celular-cadastrar-senha

6. Após reunir todas as informações necessárias, faça o login digitando o número do NIS e a senha e clique em “Ok”;

fgts-saldo-celular-login

7. Nesta etapa será apresentada a sua página referente aos benefícios da Caixa, como o FGTS, o PIS/PASEP e o seguro-desemprego. Na aba “FGTS” você deve clicar em “Serviços no celular”;

fgts-saldo-celular-servicos

8. Agora você deve informar o número do seu celular e também o seu CPF; clique em “Continuar”;

fgts-saldo-celular-registro

9. No próximo passo você precisa ler e aceitar os termos de adesão;

fgts-saldo-celular-termos

10. Se tudo der certo, você verá essa mensagem ao final do processo.

fgts-saldo-celular-adesao

Aguarde o envio de uma mensagem pela Caixa confirmando o cadastro do seu celular para receber o saldo do FGTS. Se você não receber imediatamente, não precisa se preocupar. Esse processo pode ser um pouco demorado em algumas ocasiões.

O que você precisa saber

Ao ativar o recebimento do saldo do FGTS via celular, você não receberá mais as correspondências enviadas pelo correio. O serviço pelo smartphone, no entanto, também poderá ser cancelado a qualquer momento.

Outra informação muito importante é que em nenhum momento a Caixa está autorizada a enviar qualquer tipo de link, propaganda ou pesquisa para o celular do usuário, portanto, caso receba alguma mensagem nesse sentido, é preciso ter muito cuidado.

Caso você queira cancelar o serviço, basta entrar novamente no sistema, acessar o seu cadastro e pedir o cancelamento pelo próprio site da Caixa.

Esse foi o nosso tutorial passo-a-passo para você aprender a consultar o saldo do FGTS pelo celular. Se ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva uma pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

3 thoughts on “Como consultar o saldo do FGTS pelo celular”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *