Como utilizar o FGTS para comprar material de construção

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso que os trabalhadores com carteira assinada possuem e que pode ser utilizado em momentos específicos, como no caso da demissão sem justa causa. Além disso, os trabalhadores também podem usar esse dinheiro para adquirir a tão sonhada casa própria, ou para comprar material de construção para reformar ou ampliar um imóvel.


A Caixa Econômica Federal cobra uma taxa de juros sobre o valor, mas ela acaba sendo vantajosa porque é inferior à cobrada por outros bancos. O financiamento é oferecido exclusivamente para pessoas físicas, e a compra do material deve ser destinada para ampliar, concluir ou reformar um imóvel residencial.

Vale lembrar que recurso disponibilizado pela Caixa é limitado, ou seja, antes de solicitar o empréstimo, você precisa fazer uma lista dos materiais mais indispensáveis. Após o valor ser liberado, você recebe um cartão de débito Construcard-FGTS para comprar os itens necessários.

Passo a passo para liberar o FGTS

fgts-material-de-construcao

Veja agora quas são os procedimentos que deve ser seguidos para você utilizar o FGTS para comprar material de construção.

1. Consulte o valor disponível no FGTS

Para realizar essa consulta é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e saber o total disponibilizado para essa finalidade. Você também pode consultar o saldo pelo celular. Para saber como funciona essa operação, clique aqui.

2. Contrate um profissional de arquitetura

Antes de liberar o valor para a compra do material de construção, a Caixa exige que seja apresentado um projeto da obra, feito por um profissional qualificado.

3. Entregue os documentos

Confira a lista de documentos que deverá ser apresentada ao banco para solicitar a liberação do FGTS para a compra do material de construção. Essa relação pode ser acessada no site da Caixa por este link, ou consultada diretamente em uma das suas agências.

4. Preencha a ficha de cadastral

É obrigatório o preenchimento de uma ficha de cadastro para a liberação do recurso. Essa ficha também pode ser preenchida pela internet (link acima), ou pessoalmente.

5. Apresente a Declaração Negativa de propriedade do imóvel

É preciso comprovar que o imóvel onde será usado o material de construção seja residencial e de propriedade do beneficiado.

Quando o FGTS é liberado

O FGTS, na maioria das vezes, é liberado 15 dias após a entrega da documentação exigida. Uma dica valiosa é conferir sempre se todos os depósitos estão sendo realizados pela empresa. O extrato pode ser conferido mensalmente via internet, e também tem o recurso de envio por SMS para os trabalhadores que optaram por este serviço.

O procedimento para saque do fundo pode ser feito por empresas especializadas, no entanto, é recomendável que seja feito pelo próprio requerente. Essa é uma maneira de evitar custos extras que poderão diminuir ainda mais o valor a ser liberado.

Vale ressaltar que o valor máximo a ser financiado para a compra de material de construção é de 20 mil reais. Esse foi o teto estabelecido pelo Governo Federal para imóveis avaliados em até R$ 500 mil. Isso quer dizer que o montante total a ser liberado vai depender também do valor da casa que será reformada ou ampliada.

Essas foram as informações sobre o FGTS para comprar material de construção. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

91 thoughts on “Como utilizar o FGTS para comprar material de construção”

  1. Tenho um parcelamento de empréstimo com a caixa em dia,e moro no fundo do meu sogro porém é o mesmo terreno,posso usar o meu FGTS pra reformar está casa na qual moramos no fundo? …

  2. posso comprar material com FGTS sendo a casa CDHU e no nome da minha esposa (sou amasiado) E TENHO RESTRICOES NOME dá pra usar assim

      1. Boa noite eo e minha esposa temos 15 mil de FGTS queria saber ser podemos usar pra comprar de material de construção o terreno tem três casa o IPTU e no nome do meu cunhado mais são divididos em três partes iguais todos anos não tem nada atrasado de IPTU queria saber ser é possível

  3. Vamos reformar a casa de meus pais. Para essa obra poderá ser utlizado o FGTS meu e de meu irmão (no limite permitido para cada um, totalizando R$ 40.000,00)?

  4. Meu esposo tem 20,000,00 de fgtss quero reformareceber minha casa e a casa do cdhu está em meu nome é ele possiui restrição posso usar o fgts mesmo assim ?

  5. Meu esposo está recebendo auxílio doença e nao pode dar baixa na carteira,mas precisamos construir nossa casa,sendo q o terreno está no nome do tio dele,será q posso sacar o FGTS para comprar material mesmo assim?

  6. Boa noite. Tenho mais de 7 mil na conta ativa, e mais de 2 mil na conta inativa, totalizando quase dez mil reais.
    Gostaria de usar o dinheiro para compra de material de construção. O imóvel tem registro no Registro de Imóveis, matrícula e escritura pública. Os proprietários são meus pais, mas eles são divorciados e na separação meu pai ficou com este imóvel. Ele está ciente da construção, ou seja, legalmente ele aceita, tanto é que moramos juntos.
    Posso solicitar a Caixa? Não tenho restrição no SPC nem no Serasa.
    Agradeço sua ajuda se puder me responder. Muito obrigado.

  7. Tenho 7 mil de fgts posso usar para compra de material de construção mesmo com nome restrito, e mesmo assim preciso da presença de um profissional de arquitetura? pois vou usar somente para a compra de material e tenho um parente que pedreiro, pois se trata a
    apenas de uma reforma

  8. Eu gostaria de utilizar o fgts para comprar material de construção, tenho 2 mil , mas no momento não estou trabalhando, eu posso?

  9. Eu estou ativo como faço pra usar meu fgts pra apliar minha casa tenho 11.500 e gostaria de faze um quarto pra minha filha mais não sei como eu faço teria como vc me orientar?

  10. Tenho 10.000 de fgts mas ainda trabalho na empresa há 4 anos. Tenho meu nome restrito, consigo financiar o material com o fgts que está retido?
    Meu imóvel é cedido, poderia construir com comprovação do proprietário que cedeu?

  11. Boa tarde
    A minha casa é de telha quero bater lage e aumenta pra cima.
    Meu nome está restrito, mas tenho 40 mil de FGTS, posso sacar o FGTS,
    para os materiais e o pedreiro.

  12. Sou casado civilmente eu tenho 3.800,00 e minha esposa tem 1.900,00. Eu conversei com o gerente da caixa econômica Federal pra utilizar o valor do fgts para compra de material ele disse que a caixa nao estava liberando, o que eu possa esta fazendo? Tenho caixa econômica Federal esta liberando O FGTS pra material ou não?

    1. Anderson, depende da situação do solicitante. Provavelmente o gerente avaliou o seu cadastro e viu que a liberação não poderia ser feita.

  13. Boa tarde!
    Estou pagando um lote em meu nome através de um contrato com a imobiliária, e minha esposa deseja usar o FGTS dela para comprar os materiais na construção da nossa casa. Somos casados em uma união estável, e o nome dela está restrito.
    É possível resgatar esse fundo?

  14. Eu gostaria de saber se eu conseguiria sacar parte do meu FGTS para compra de materiais de construção? E que não seja financiamento,pegar o dinheiro

  15. Posso usar meu FGTS para aquisição de material de construção? Se sim!!! Como posso fazer ? É necessário que o imóvel esteja em meu nome e que tenha escritura pública?

  16. Boa tarde meu esposo possui o fgts e teria interesse de usar pra reforma da casa mais a casa esta no nome da minha mae que ja faleceu isso interfere em alguma coisa ?

  17. Qual tipo de profissional qualificado vcs se referem …??? . Engenheiro ou pedreiro.Para apresenta o projeto da obra junto a caixa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *