Como consultar o extrato do FGTS pelo site da Caixa

Você, trabalhador registrado em carteira, está por dentro de todas as atualizações do seu FGTS? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito importante que garante a segurança de todos os trabalhadores.

Quem deseja estar sempre atualizado pode consultar o extrato do FGTS pelo site da Caixa. É prático e você nem precisa sair de casa.

Hoje você aprenderá o passo a passo simples para fazer essa consulta. Continue lendo para aprender sobre essa e outras maneiras de consultar o extrato do FGTS.


O que é o FGTS e quem tem direito a receber

O fundo de garantia por tempo de serviço é um dos direitos fundamentais do trabalhador que existe da maneira que conhecemos hoje desde 1988. Ele foi criado como uma alternativa ao regime de estabilidade de emprego usado até então. A intenção é proteger o trabalhador que fosse demitido sem justa causa.

Recebendo o FGTS o trabalhador consegue manter certa estabilidade mesmo após sua demissão. É uma maneira de garantir seu poder de consumo enquanto busca outra oportunidade de emprego. Portanto, é extremamente importante que todo trabalhador tenha conhecimento desse seu direito e como ter acesso a ele.

O FGTS consiste de um valor depositado em uma conta aberta no nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal. Todos os meses o empregador deposita um valor que corresponde a 8% do salário, seu total é o fundo de garantia.


Quando é possível retirar o FGTS?

Enquanto o trabalhador está empregado ele não pode retirar o fundo do FGTS. Existem alguns casos específicos para retirar esse valor. O mais comum é ter acesso ao fundo de garantia após a demissão sem justa causa. Também é possível retirar o saldo em casos de doença terminal, morte e similares.


Consultando o extrato do FGTS pelo site da Caixa

Consultando o extrato do FGTS pelo site da Caixa

Um detalhe importante: o saldo lançado todos os meses não é informado ao trabalhador. É exatamente por esse motivo que a Caixa Econômica Federal dá acesso a diversos canais para a consulta. O primeiro deles é o próprio site de serviços sociais da Caixa, onde você consegue ter acesso a todos os dados do extrato do seu FGTS.

Para consultar siga o passo a passo abaixo.

  1. Entre no site de serviços sociais na Caixa pelo link: consultar o extrato do FGTS pelo site da Caixa
  2. Digite seu número de PIS/PASEP e a senha da internet.
  3. Se não lembrar ou não tiver senha da internet, clique na opção “CADASTRAR SENHA”, “TROCAR SENHA” ou “ESQUECI SENHA”.
  4. Digite a senha no campo correto e clique em “OK”.
  5. Escolha a opção “CONSULTA DE EXTRATO”.

Agora você tem um documento com todos os lançamentos mensais e seus valores exatos. É uma ótima maneira de entender como está seu FGTS e qual o valor que terá na hora de retirar.


Consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Quer acessar seu extrato do FGTS onde estiver? A Caixa Econômica disponibiliza um aplicativo completo para consultar informações do fundo de garantia. Ao utilizá-lo o trabalhador consegue ver o extrato, atualizar informações pessoais e também pontos de atendimento que estão próximos. É uma ótima maneira de ter as informações mais próximas de você. Eles está disponível para smartphones que usem Android, IOS ou Windows.

Acesse o aplicativo agora mesmo seguindo esse guia simples:

  1. Faça o download do app na na Play Store / Apple Store / Windows Store.
  2. Realize o login no aplicativo utilizando seu número de NIS (você pode consultar esse número na internet se não estiver com ele em mãos).
  3. Selecione a opção de “CONSULTA DO FGTS”.
  4. Faça o download do arquivo em PDF.

O arquivo gerado pelo aplicativo do FGTS possui todas as informações de depósitos na conta do fundo de garantia. Ele pode ser impresso posteriormente, enviado por e-mail, whatsapp e outros aplicativos de mensagem.


Consultar o extrato do FGTS em uma agência

Claro que também é possível comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal pessoalmente. Para conseguir consultar suas informações do FGTS você precisará do cartão cidadão.

Esse é um cartão magnético que te dá acesso a todos seus direitos sociais e trabalhistas. Para emiti-lo vá na própria agência da Caixa e faça o pedido. Depois de tê-lo em mãos você está pronto para consultar seu extrato completo do FGTS na agência.

Existem duas maneiras de fazer a consulta pessoalmente: nos caixas eletrônicos ou com os próprios atendentes. Com seu cartão cidadão em mãos vá até o caixa eletrônico e realize a consulta. É um processo fácil que não exige qualquer tipo de atendimento.

Se preferir ou tiver problemas com os caixas eletrônicos se dirija aos atendentes no caixa. Eles também devem solicitar o cartão cidadão para emitir o extrato do FGTS.

Conseguiu consultar seu extrato do FGTS e viu como é fácil? Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais. Se ainda está com alguma dúvida ou dificuldade para a consulta deixe nos comentários. Te ajudaremos da melhor forma possível.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *