Aprenda a tirar o Cartão Cidadão para receber o FGTS

O Cartão Cidadão é uma maneira de facilitar a vida dos trabalhadores na hora de sacar fundos de benefícios sociais e trabalhistas, podendo ser utilizado em todos os postos autorizados pela Caixa Econômica Federal na hora de receber esses pagamentos. Ele pode ser solicitado pelos empregados que tenham o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), PIS, abono salarial, ou no caso daqueles trabalhadores que ainda estiverem recebendo o seguro-desemprego.


Todos esses recursos podem ser sacados utilizando o cartão. Vale lembrar que, para aqueles profissionais que não tenham nenhum tipo de benefício a receber, não é possível solicitar o Cartão Cidadão.

Procedimentos

tirar-cartao-cidadao-fgts

Para solicitar o Cartão Cidadão, você precisa cumprir os requisitos a seguir:

1. Possuir cadastro no PIS/PASEP, possuir um NIS (Número de Inscrição Social) ou o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador).

2. Ter endereço e dados cadastrais atualizados na Caixa Econômica Federal, pois a instituição é a responsável por gerenciar esses recursos.

3. Não ter outros cartões referentes aos programas do governo, como o Bolsa Família, visto que todos possuem basicamente a mesma função, que é de consultar e sacar recursos de benefícios.

4. Ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos necessários (Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, número do PIS/Pasep e comprovante de residência).

Cadastrar senha

Após o cartão ser emitido, você precisa cadastrar uma senha, conhecida como a Senha Cidadão. Esse cadastro pode ser feito diretamente em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Veja o que é necessário fazer:

1. Apresentar um termo de responsabilidade no momento do cadastro da senha.

Esse documento garante que o beneficiário é o responsável pela utilização desses dados, sendo de sua total responsabilidade qualquer atividade que venha a ser feita utilizando essa senha cadastrada.

2. No momento do cadastro da senha também é necessário apresentar pelo menos um dos documentos citados abaixo:

  • Carteira de identidade.
  • Carteira de habilitação.
  • Carteira de trabalho.
  • Carteira funcional.
  • Identidade militar.

Benefícios do cartão Cidadão

Além de poder sacar os seus benefícios, os trabalhadores que tenham o Cartão Cidadão ainda poderão:

  • Consultar extratos e saldos das contas que estejam veiculadas com o FGTS.
  • Fazer saques nessas contas cujo o valor seja de no máximo R$ 1.500,00.
  • Consultar as alíquotas e quotas referentes ao PIS.
  • Receber os benefícios já citados acima, como FGTS, abono salarial, Seguro-desemprego, etc.

Cartão Cidadão pela internet

A dúvida de muitas pessoas é saber se é possível tirar o Cartão Cidadão pela internet. Apesar dos meios digitais já serem usados por grande parte das instituições financeiras, ainda há uma certa resistência e limitações quando o assunto é a emissão de cartões, e isso também vale para o Cartão Cidadão.

Hoje em dia o que é possível fazer é um pré-cadastro on-line, todavia, ele não substitui a ida até a agência bancária para finalizar o processo, visto que é necessário apresentar todos os documentos originais solicitados para fazer o pedido do Cartão Cidadão. Além disso, comparecer pessoalmente é uma maneira que o governo tem de controlar possíveis fraudes ou o uso indevido de informações de terceiros, uma maneira de manter os dados dos cidadãos mais seguros.

Consulta Cartão Cidadão on-line

Após solicitar o cartão, você deverá aguardar alguns dias para que o Cartão Cidadão esteja pronto e liberado para o uso, porém, esse prazo não é muito longo. Depois de fazer a ativação, você terá acesso a uma plataforma on-line com uma série de ferramentas. Para aproveitar essas facilidades, é necessário cadastrar uma nova senha que deverá ser utilizada somente no meio digital. Para fazer isso, você deverá informar a senha cadastrada na agência, para em seguida cadastrar a nova senha on-line.

Vale lembrar que ele também pode ser solicitado pelo telefone, através do número 0800 726 0207.

Se essas informações sobre o Cartão Cidadão foram úteis para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

6 thoughts on “Aprenda a tirar o Cartão Cidadão para receber o FGTS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *