Como desbloquear o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um facilitador ao acesso a serviços referentes ao trabalho e a serviços sociais. A Caixa fornece o cartão a todos os brasileiros que são contratados pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Com ele, você pode receber, por exemplo, o dinheiro do seu Fundo de Garantia, do PIS e do seguro-desemprego.


O cartão ser utilizado nas agências da Caixa, no autoatendimento, em casas lotéricas ou na rede autorizada de Caixa espalhada em todo território nacional. Ele só tem a função de saque, sem a possibilidade de utilizar as operações de débito e nem crédito.

Facilidades do Cartão Cidadão

Desbloqueio Cartão Cidadão

Também chamado de “Cartão do Seguro Desemprego”, “Cartão do FGTS” ou “Cartão do PIS”, este cartão foi uma criação do Governo Federal para dar mais facilidade aos trabalhadores que não têm conta na Caixa receberem seus benefícios.

Quem não possui conta no banco, mas tem direito a receber FGTS, PIS, abono salarial ou algum outro benefício social, deve utilizar o Cartão Cidadão para realizar os saques ou fazer a consultar do saldo disponível.

Com ele, você mesmo agiliza os processos nos autoatendimentos e não precisa ir à boca do caixa nas agências, que muitas vezes estão lotadas a apresentam longas filas.

Como solicitar o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão pode ser solicitado pelo telefone 0800-726-0207 ou diretamente nas Agências da Caixa. É necessário ter o NIS em mãos. Você pode encontrar o número do NIS na sua Carteira de Trabalho. Caso não esteja registrado no documento, dirija-se a uma agência da Caixa para solicitar o número.

Há um termo de responsabilidade que deve ser assinado na Agência da Caixa ou nas Casas Lotéricas pessoalmente. Este procedimento é realizado quando você vai cadastrar a senha do Cartão.

Vale lembrar que o Cartão Cidadão não é disponibilizado a pessoas que não tenham benefícios sociais ou trabalhistas a receber diretamente pela Caixa.

Senha do Cartão

A habilitação da senha do cartão permite receber o pagamento dos benefícios sociais ou trabalhistas que a Caixa Econômica disponibiliza, representando mais facilidade para o cidadão que precisa do serviço.

Para fazer o cadastro da senha ou recadastra-la, você precisa ir pessoalmente a uma agência da Caixa ou Casa Lotérica. Para esta última, é necessário que você ligue para o canal de atendimento da Caixa que resolve questões referentes ao Cartão Cidadão. O número é 0800-726-0207.

Vale lembrar que só é possível fazer a senha do Cartão Cidadão nas casas lotéricas pela primeira vez. Depois, caso precise recadastrar novamente, você deve se dirigir a uma agência da Caixa.

Em caso de perda do Cartão, ligue para a o telefone da Caixa, 0800-726-0207, e peça uma segunda via.

Documentos necessários para solicitar senha

  • Termo de Responsabilidade
  • Carteira de identidade ou carteira de habilitação ou identidade militar ou carteira de identidade de estrangeiros ou Passaporte
  • Carteira de Trabalho
  • Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe

O Termo de Responsabilidade por ser encontrado neste link.

Desbloqueio do Cartão Cidadão

É comum as pessoas esquecerem a senha do Cartão, ou até mesmo bloquear o cartão depois de digitar a senha errada por 3 vezes. O desbloqueio do cartão é feito de forma bem simples.

Agências da Caixa

Para desbloquear o cartão na Agência da Caixa é preciso levar alguns documentos, segue abaixo:

  • Termo de responsabilidade.
  • Carteira de identidade ou outro documento oficial com foto
  • CPF
  • Cartão Cidadão

Encontre o Termo de Responsabilidade clicando aqui.

Pelo Telefone

Para desbloquear o Cartão sem ir à Agência da Caixa, ligue para o telefone do Cartão Cidadão, 0800-726-0207.

O atendimento eletrônico falará algumas opções. Selecione a opção “Desbloquear Cartão Cidadão” e logo depois uma atendente falará com você. Ela pedirá informações para confirmar seus dados e fazer o desbloqueio.

Essa é uma opção fácil para realizar o desbloqueio do cartão sem ter que sair do conforto de casa.

Guarde seu Cartão Cidadão com segurança e tente não esquecer a senha. Apesar de ser simples, o recadastramento pode exigir que você se desloque até uma agência.

Você acabou de conferir as informações para desbloquear o Cartão Cidadão. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

2 thoughts on “Como desbloquear o Cartão Cidadão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *