Veja como utilizar o FGTS para comprar a casa própria

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou FGTS, é um direito que todo trabalhador de carteira assinada possui. De acordo com as regras vigentes, empresas e instituições têm por obrigação depositar 8% do valor do salário dos seus empregados em uma conta em nome do profissional registrada na Caixa Econômica Federal.


Esse recurso poderá ser utilizado em alguns casos especiais, como demissão sem justa causa, em situações em que o trabalhador é atingido por algum tipo de desastre natural ou, como falaremos a seguir, para comprar a casa própria. As regras para que esse dinheiro possa ser sacado pelo profissional variam de acordo com cada ocasião, sendo necessário preencher alguns requisitos básicos.

Se você pretende utilizar o fundo para comprar seu imóvel em breve, mas tem dúvidas sobre os procedimentos que devem ser tomados, neste artigo nós vamos trazer todas as informações para você aprender a utilizar o FGTS para comprar a casa própria. Confira o texto e até o final e veja que não é muito complicado conseguir a liberação do dinheiro.

FGTS para imóveis

fgts-casa-propria

No caso da aquisição de imóveis, o FGTS pode ser sacado para ser usado em três casos distintos, são eles:

1. Construir ou comprar algum imóvel

Esse é o ideal para as pessoas que sonham em comprar ou construir a casa própria. Neste caso, o saldo do FGTS pode ser usado para cobrir parte do valor ou o valor total do imóvel pretendido. Tudo vai depender da quantia total disponível.

2. Amortizar ou liquidar o saldo a ser pago

Esse é o caso das pessoas que já compraram uma casa financiada com outros recursos, mas que desejam usar o FGTS para amortizar a dívida ou pagá-la totalmente.

3. Pagamento de prestações em aberto

O FGTS também pode ser usado para adiantar o valor das prestações de um imóvel em até 12 meses, podendo assim diminuir o saldo devedor em até 12%.

Passo a passo

Ao se enquadrar em um desses três fatores, o trabalhador deve seguir um passo a passo até conseguir ter o recurso liberado para investir no imóvel. O procedimento mais comum é o dinheiro ser repassado diretamente para a empresa ou para o proprietário que esteja financiando a casa. Veja como o que você precisa fazer para conseguir ter acesso ao valor do FGTS:

1. Consultar o saldo do FGTS

O primeiro passo para saber qual o recurso que você tem disponível para comprar a casa própria é consultar o saldo do seu FGTS. Esse valor pode ser consultado via internet ou em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

2. Separe a documentação necessária para fazer o saque

Para liberar esse valor, o trabalhador precisa reunir todos os documentos e papeis exigidos pela Caixa para fazer essa retirada. Esses documentos, na maioria das vezes, são:

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Cartão Cidadão
  • Comprovante de residência

Pode ser que haja alguma outra exigência, mas ela será informada diretamente na agência bancária. Esses documentos poderão ser entregues tanto diretamente no banco, como também nos Correspondentes da Caixa Aqui.

3. Avaliação dos documentos

A Caixa irá fazer uma avaliação minuciosa de todos os documentos apresentados, e caso seja aprovado, o Fundo de Garantia será liberado para comprar a casa própria.

Condições gerais

Há ainda algumas condições com relação ao comprador e ao imóvel que precisam ser conhecidas, são elas:

Compradores

  • É obrigatório que o trabalhador tenha ocupado um trabalho com carteira assinada por pelo menos três anos, mesmo que em empresas diferentes.
  • O profissional que pedir esse benefício não deve possuir nenhum outro financiamento ativo junto ao SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em qualquer estado do Brasil.
  • Não poderá ser o proprietário de outro imóvel.
  • As prestações do financiamento precisam estar em dia no momento em que pedir a liberação do FGTS.
  • O trabalhador precisará ser o titular do financiamento.

Imóveis

  • O valor do imóvel não poderá ultrapassar R$ 750 mil nos estados de MG, RJ, SP e DF e R$ 650 mil nos demais estados.
  • Deve ser uma residência urbana.
  • Deve ser destinado a moradia.
  • Para o caso da compra de terrenos, o fundo do FGTS não poderá ter sido usado por pelo menos três anos.

Essas foram as informações para você utilizar o FGTS para comprar sua casa própria. Se elas foram úteis para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

3 thoughts on “Veja como utilizar o FGTS para comprar a casa própria”

  1. Você vai comprar imóveis este ano?
    Não compre imóveis em 2016 sem ler!
    Tudo que você precisa saber para comprar um imóvel na planta ou usado com segurança, sem risco de fraudes, golpes, arrependimentos e prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *