Como fazer cadastro para receber PIS

Veja como funcionam os procedimentos para fazer cadastro PIS

Para quem não sabe, o Programa de Integração Social, também conhecido como PIS, é um projeto criado pelo governo com o intuito de unificar todos os serviços relacionados ao trabalho como, por exemplo, fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), seguro desemprego e abono salarial.

Sendo assim, se a sua dúvida for como fazer cadastro para receber PIS, pode ficar tranquilo!

Afinal de contas, este artigo foi feito exatamente para ser um passo a passo completo de como fazer cadastro para receber PIS. Ou seja, você está no lugar certo. Antes disso, é claro, você precisa entender um pouco mais a respeito do PIS e como ele funciona, certo?


Então continue a leitura e fique por dentro de tudo!


O que é PIS?

Através do Programa de Integração Social (PIS), o trabalhador da esfera privada possui acesso a vários benefícios determinados por lei e, além disso, também ajuda no desenvolvimento de diversas empresas do mesmo setor.

Esse programa foi criado pela Lei Complementar número 7/1970 e tem como principal objetivo fazer a integração, como o próprio nome já diz, do trabalhador com o desenvolvimento da empresa no qual o mesmo trabalha.

É válido ressaltar que o pagamento do Programa de Integração Social é feito por meio da Caixa.

Hoje, o PIS é bastante conhecido entre as pessoas como uma espécie de 14º salário e tanto seu pagamento anual e seu cadastro é realizado por conta da empresa na qual o funcionário trabalha, se ela for a primeira a assinar a carteira de trabalho deste colaborador.

Como fazer cadastro para receber PIS


Passo a passo para fazer cadastro do PIS

Agora você vai conferir um passo a passo importante de como fazer cadastro para receber PIS. Vale ressaltar aqui que esse cadastro apenas pode ser realizado por uma empresa que tenha CNPJ.

Dessa forma, antes de fazer o cadastro de qualquer funcionário, é de suma importância saber que ele nunca foi cadastrado antes.

Isso porque, devido a um erro comum no sistema, é possível sim que um cadastro duplicado seja aprovado. E, claro, isso irá gerar muitos problemas para o colaborador.

Além disso, atualmente há três maneiras de fazer esse cadastro para receber PIS: por meio de uma agência da Caixa, por meio da internet ou por meio do cadastramento em lote. Aqui você verá como funciona cada um deles.

Sendo assim, confira este passo a passo de como fazer cadastro para receber PIS, mas antes de qualquer coisa não deixe de verificar o que foi falado!

Depois de ler, escolha qual a melhor forma para você de fazer o cadastro dos seus funcionários.

Passo 1: Cadastro pela internet

Em primeiro lugar, para saber como fazer cadastro para receber PIS por meio da internet é preciso acessar o site da Caixa.

No entanto, ao abrir o site verá que não terá todos os dados para conseguir fazer o acesso. Por que isso acontece? É simples!

Porque para conseguir o primeiro acesso é necessário solicitar a senha de acesso através da internet e isso só vale se for feito por um representante legal da empresa.

Feito isso, pegue o seu Cartão Cidadão – caso não tenha é preciso fazer – e coloque o número do NIS e selecione a opção “cadastrar senha”.

Depois você deve continuar preenchendo todos os campos solicitados. Conseguiu cadastrar a senha?

Então é hora de ir até uma agência da Caixa, a de sua preferência, com tais documentos:

  • Cópia do RG e do CPF da pessoa que irá acessar o sistema;
  • Formulário FICUS/E assinado e preenchido corretamente;
  • Outros documentos importantes da empresa e do representante legal.

Após isso basta esperar até que toda essa documentação seja aprovada. Dessa forma, finalmente será possível fazer o cadastro dos funcionários por meio da internet, acessando aquele mesmo site citado acima.

Dentro desse site, todo o procedimento é bastante simples e intuitivo, basta seguir as próprias recomendações dadas lá.

Passo 2: Cadastro por meio de uma agência da Caixa

O segundo método de como fazer cadastro para receber PIS é indo até uma agência da Caixa.

De preferência, vá até aquela que já foi alguma vez, com os seguintes documentos em mãos:

  • DCN;
  • Comprovante de matrícula no CEI ou cartão do CNPJ.

Para conseguir ser atendido é necessário pegar uma senha e aguardar, assim como qualquer outro procedimento bancário. Quando for chamado, explique que precisa fazer o cadastro do PIS do seu colaborador!

Os próximos passos serão guiados pelo próprio atendente, pode ficar tranquilo.

Passo 3: Cadastro por meio do cadastramento em lote

Por fim, a última forma de como fazer cadastro para receber PIS é por meio do cadastramento em lote. Essa é com certeza a melhor opção para empresas de grande porte.

Como geralmente essas empresas possuem uma quantidade grande de funcionários, a opção de ir até uma agência da Caixa toda vez pode se tornar bastante inviável.

Esse cadastramento em lote funciona em conjunto com a primeira opção de como fazer cadastro para receber PIS, ou seja, por meio da internet.

Aqui é necessário que você tenha um arquivo de layout, o qual pode ser facilmente achado no próprio site da Caixa, e envie-o através do site no qual você fez o cadastro da senha.

Feito isso, a Caixa irá te mandar o arquivo com todos os cadastros já efetuados da forma correta. Essa opção pode ser um pouco mais confusa do que as outras, mas nada impede que você vá uma vez até uma agência da Caixa ou tire todas as suas dúvidas.

Além disso, o banco também providenciou um manual completo de como fazer cadastro para receber PIS por meio do cadastramento em lote. Basta acessá-lo e ler com calma!


Faça seu cadastro PIS agora

Portanto, agora que você conheceu três formas de como fazer cadastro para receber PIS, é hora de decidir qual é a melhor para o seu caso e ir fazer o quanto antes.

Apenas não se esqueça de verificar se o funcionário já possui o cadastro a fim de evitar problemas para ele futuramente.

Sobre o autor

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

Um comentário “Como fazer cadastro para receber PIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *