Como consultar FGTS inativo 2018

Neste texto você pode conferir as orientações para consultar FGTS inativo 2018; saiba quem tem direito a receber e veja você tem saldo inativo disponível

No ano de 2017, diversas pessoas receberam a noticia de que o Presidente Michel Temer havia autorizado que a população realizasse o saque do valor do seu FGTS que ficou das contas inativas. Com isso, milhões de pessoas puderam receber o valor das suas contas, numa espécie de presente Natal.

Os saques dessas contas inativas foram feitos entre março e julho do ano passado. Se você tem dúvidas sobre como consultar o FGTS inativo do ano de 2018, fique por aqui, que este texto tem o objetivo de te mostrar como realizar essa consulta.

Como consultar FGTS inativo 2018


Contas de FGTS inativas

A fim de diminuir os impactos da crise econômica que assola o Brasil desde o ano de 2017, a liberação do saque dos saldos das contas de FGTS inativas foi autorizada pelo Governo Federal. Dessa forma, as pessoas que tinham vínculos empregatícios até o ano de 2015 e não fizeram o saque do FGTS antes, puderam fazer o saque dessa conta.

O governo autorizou este saque e informou que a data para realizá-lo seria de março a julho de 2017, com prazos estabelecidos de acordo com a data de nascimento do titular da conta inativa. Assim, quase 99% dos saques de contas inativas foram realizados, com mais de 25 milhões de pessoas realizando essa ação, que gastou mais de 43 bilhões de reais. Entretanto, segundo informações do Ministério da Economia, cinco milhões de pessoas com saldo em contas inativas ainda não sacaram o seu valor.


E quem não conseguiu realizar o saque do FGTS inativo?

Para quem não conseguiu sacar o valor até o dia 31 de julho de 2017, o presidente da República, Michel Temer, autorizou a prorrogação do prazo para até o dia 31 de dezembro de 2018. Mas, para que a pessoa consiga realizar o saque, ela deverá informar o motivo pelo qual não foi sacá-lo antes.

Para poder realizar o saque até o dia 31 de dezembro de 2018, os ausentes deverão informar os seus motivos, sendo que, apenas dois serão aceitos: “situação de doença impeditiva de locomoção” e “reclusão em regime fechado”.

E para comprovar, o ausente deverá entregar diretamente na Caixa Econômica Federal, um atestado justificando a impossibilidade e ausência do titular na data prevista.

A Caixa Econômica Federal ainda informa que, para os casos de reclusão em regime fechado, deverá ser apresentada uma certidão em nome do titular da conta do FGTS obtida junto à Vara de Execução Penal, Vara de Execução Criminal, juízo responsável pelo decreto de prisão, ou pela autoridade da unidade prisional.

Como consultar FGTS inativo 2018


Como fazer para consultar o saldo do FGTS inativo 2018?

Se você tem dúvidas sobre qualquer valor que tem a receber de alguma conta inativa e deseja realizar essa consulta, é preciso saber que você poderá fazê-la de 4 formas:

Através do Site da Caixa Econômica Federal

Para poder consultar o saldo do FGTS, é necessário que você tenha em mãos no número do seu PIS ou NIS. Geralmente essas numerações estão anotadas na sua carteira de trabalho. Se não tiver o número, você poderá consultá-lo na sua própria agência da Caixa Econômica. Para isso, basta acessar o site da CEF, clicando aqui.

Com o aplicativo FGTS Trabalhador

Existe um aplicativo que pode ser utilizado em aparelho celular ou em tablet, com sistema operacional Android ou iOS, que te dá a possibilidade de consultar de forma rápida e simples o seu saldo de FGTS, até mesmo os das contas inativas. Através desse aplicativo, você consegue até atualizar o endereço da sua residência e consultar a agência da Caixa que fica mais próxima de você.

Pelo Internet Banking da Caixa

Para quem é cliente e possui uma conta na Caixa Econômica Federal e utiliza o aplicativo exclusivo, também tem a possibilidade de consultar o saldo do FGTS, tanto o ativo quanto o inativo. Acesse o Internet Banking da Caixa, clicando no link Internet Banking da Caixa.

Nas próprias agências da Caixa

Se você possui o número do seu PIS ou o Cartão Cidadão, é só você comparecer a uma agência da Caixa ou nos próprios terminais de autoatendimento, conseguirá realizar a consulta do seu saldo de FGTS, tanto os das contas que já estão inativas, quanto o que ainda está ativa.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *