É possível sacar o FGTS para pagar cirurgia?

Será que já é possível sacar o valor do FGTS para realizar uma cirurgia, seja ela de qualquer modalidade? Certamente, você, trabalhador, já se fez essa pergunta, pois nunca se sabe quando iremos precisar de um dinheiro para este tipo de situação.


E mais: se temos um dinheiro guardado, porque não utilizá-lo para essa finalidade, não é verdade? Mas, apesar de se tratar de um recurso nosso, nós não temos toda essa liberdade para sacar e fazer uso dele.

Aqui neste artigo você vai encontrar a resposta para essa pergunta e algumas outras informações sobre este assunto. Confira o texto até o final para sanar todas as suas dúvidas.

Fazer cirurgia com o dinheiro do FGTS

FGTS para pagar cirurgia

Atualmente, o FGTS pode ser utilizado para o tratamento de muitas pacientes, principalmente daqueles que se encontram em estágio terminal.

Algumas enfermidades que se enquadram nessa condição são o câncer, AIDS, esclerose múltipla, entre outras mais. Apesar de haver uma lista de doenças que possibilitam o saque, as cirurgias ainda não estão liberadas.

Isto quer dizer que, aqueles que possuem um saldo no FGTS, e precisam realizar algum tipo de operação, não podem, no momento, retirar o dinheiro, pois a liberação do valor não será autorizada.

Para muitos trabalhadores essa é uma péssima notícia, devido ao fato de que a maioria das cirurgias são extremamente caras em nosso país. Algumas delas demoram meses para ter vaga no SUS.

Contudo, pensando no bem geral, um senador elaborou um projeto que pretende mudar esse cenário. Veja os detalhes a seguir.

Projeto prevê saques do FGTS para cirurgias

O senador do Sergipe, Eduardo Amorim, criou um projeto de lei para facilitar a vida dos trabalhadores que precisam do dinheiro do FGTS para realizar alguma cirurgia. Embora ainda não tenha sido aprovado, ele abre uma possibilidade real para que o profissional possa sacar o valor.

As cirurgias urgentes, ou seja, aquelas em que a doença é progressiva e exige reparação por algum tipo de lesão, serão os casos autorizados para efetuar a retirada de dinheiro.

Essa proposta foi lançada pelo Senador devido às altas dívidas de brasileiros com esse tipo de operação. Além disso, como o desemprego está bastante presente no país, muitas famílias não conseguem terminar de pagar os altos valores.

Com uma eventual aprovação, muitos trabalhadores teriam condições de utilizar o FGTS quitar suas cirurgias, se tornando uma excelente saída para quem não quer ficar com dívidas em aberto.

Fora que o sistema de saúde no Brasil vem deixando muito a desejar nos últimos anos. As filas de espera são enormes, e alguns, infelizmente, acabam não tendo a oportunidade de fazer a intervenção cirúrgica.

Por isso, se você planeja destinar o dinheiro do Fundo de Garantia para essa finalidade, fique atento aos noticiários, pois certamente haverá informes sobre o andamento dessa proposta, que atualmente está em votação no Senado.

Conheça as situações em que o FGTS é liberado

Existem muitos casos em que o FGTS é liberado pela Caixa. Veja todas as situações em que você pode ter acesso ao dinheiro:

1. Demissão sem justa causa.

2. Término do prazo de contrato acordado entre ambas as partes.

3. Rescisão do contrato devido a extinção da empresa ou instituição.

4. Aposentadoria.

5. Em casos urgentes, como nos desastres naturais.

6. Falecimento do trabalhador.

7. Compra da casa própria, financiamento habitacional (compra de terreno, compra de material de construção), amortização de dívidas referente a essa questão.

8. Quando o trabalhador ou o seu dependente for portador do HIV.

9. Quando a empresa é extinta.

10. Anulação do contrato de trabalho.

11. Falecimento do empregador.

12. Trabalho avulso suspenso.

13. Falecimento do funcionário.

14. Doenças terminais.

15. Contas inativas do FGTS sem movimentação por três anos seguidos.

16. Quando o trabalhador ou o dependente for portador de câncer.

17. Quando a idade do trabalhador ultrapassar os 70 anos.

Você acabou de conferir as informações sobre o uso do FGTS para cirurgias. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *