Consultar FGTS Inativo 2019

Neste artigo nós mostramos como fazer a consulta FGTS inativo 2019; saiba quando o Fundo de Garantia se torna inativa e veja quem pode receber o pagamento

Com uma forte crise financeira que assola o Brasil, fazendo com que diversas empresas tenham que diminuir o seu quadro de funcionários e, com isso, aumentar o número de desempregados no país, um dos primeiros passos do atual presidente da República, Michel Temer, foi fazer com que a economia do país voltasse a fluir.

Realizando isso, a movimentação do capital do país traz benefícios econômicos, aumentando os benefícios para os trabalhadores assalariados também.

Com isso, o governo atual do país autorizou que os saques das contas consideradas inativas do FGTS fossem realizados e, com isso, todos os trabalhadores, tanto os que já trabalharam como os que continuam trabalhando em regime de CLT, puderam realizar os seus saques.

Como consultar FGTS inativo 2019


Quando a conta de FGTS é considerada inativa?

Para melhor entender sobre contas inativas de FGTS, a conta só se torna inativa a partir do momento em que ela deixar de receber os depósitos na conta. Isso acontece porque, quando o trabalhador é contratado por uma empresa, cria-se uma conta de FGTS, onde esses depósitos são realizados mensalmente.

Somente em algumas situações esses saques eram permitidos: quando as pessoas entravam com um processo de financiamento de um imóvel, caso o titular da conta possuísse uma doença considerada grave, ou somente com a aposentadoria do cidadão. É por isso que, quando foi autorizado o saque nessas contas inativas, muitos brasileiros estranharam.


Como realizar a consulta do saldo do FGTS inativo 2019?

Como consultar FGTS inativo 2019

Para poder realizar a consulta da conta inativa do FGTS, os trabalhadores poderão acessar o site da Caixa Econômica Federal, através do link Conta Inativa do FGTS 2019, onde poderão preencher os dados e saberão quanto irão receber da Conta Inativa do FGTS. É importante ressaltar que o governo considerou os períodos trabalhados até dezembro de 2015. Os valores que foram depositados depois desse período, não poderão ser sacados.

Se você estiver em dúvida sobre como realizar a consulta do FGTS, este texto irá te ajudar, informando passo a passo, para que você possa controlar os depósitos que estão sendo feitos, além de saber qual é o seu saldo por direito.

Antes de informar o passo a passo, é importante que você tenha o conhecimento de que pode realizar a consulta do FGTS de três maneiras: acessando o site da Caixa, pela internet, pelo celular, com SMS ou pelo telefone fixo. São formas extremamente fáceis de serem realizadas e não exigem burocracia alguma.

Através da internet, você fará os seguintes passos:

  • Com o número do seu NIS em mãos, também conhecido como PIS/PASEP ou Cartão Cidadão, você acessa o site da Caixa, clicando aqui;
  • Ao clicar, abrirá a página, onde você irá informar o número do seu Cartão Cidadão;
  • Será solicitada a senha da internet que você cadastrou. Se você ainda não tem uma cadastrada, você terá que clicar em “cadastrar senha”;
  • Surgirá um quadro abaixo, onde você terá que clicar no quadrado que informa “não sou um robô”. Após isso, só confirmar.

Essa é a forma mais fácil de acessar o saldo da sua conta de FGTS. Mas, caso tenha alguma dificuldade com a internet, você poderá consultá-lo das seguintes formas:

Através do CPF

Você pode consultar o saldo do seu FGTS através do número do seu CPF, entrando em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, com o número 0800 726 0207.

A secretária eletrônica irá informar as opções e, clicando no número indicado, você irá ter todas as informações necessárias para obter os valores relacionados do seu extrato do FGTS.

Consultando através do Cartão Cidadão

Com o Cartão Cidadão em mãos, você irá consultar o seu saldo do FGTS através do site oficial do FGTS, clicando aqui. Após isso, é só informar os seus dados com o número do Cartão Cidadão.

Caso você não consiga acessar a internet, basta você ir até uma agência da Caixa portando os seus documentos e o Cartão Cidadão.

Com o aplicativo FGTS

Para facilitar a vida das pessoas, a Caixa Econômica Federal criou o aplicativo de celular para consultar o seu FGTS. Para isso, basta procurar na loja de aplicativos do seu aparelho celular o aplicativo “FGTS Trabalhador”, clicar em instalar e utilizar os seus serviços.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *