Como utilizar o FGTS para comprar terreno

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido popularmente por FGTS, é um direito que todo trabalhador de carteira assinada possui. De acordo com a lei brasileira, empresas e instituições têm por obrigação depositar 8% do valor do salário dos seus empregados em uma conta, em nome do profissional, na Caixa Econômica Federal. Esse recurso poderá ser utilizado em alguns casos especiais, como as situações a seguir:


  • Demissão sem justa causa
  • Compra da casa própria nova
  • Compra da casa própria usada
  • Compra de terreno
  • Reforma ou ampliação de imóvel
  • Situações de emergência causadas por desastres naturais

As regras para que esse dinheiro possa ser sacado pelo trabalhador variam de acordo com cada ocasião, sendo necessário preencher alguns requisitos básicos. Para utilizar o FGTS para comprar um terreno, você tem diversas opções disponibilizadas pela Caixa. Veja como funciona.

Como funciona o financiamento para terreno

comprar-terreno-fgts

A Caixa disponibiliza a possibilidade do trabalhador brasileiro obter financiamento para a compra de terreno para moradia própria. O FGTS pode ser utilizado para financiar até 90% do valor total do bem.  No entanto, a parcela não pode ser superior a 30% da renda total da família.

O financiamento para terrenos é feito através do Sistema Financeiro de Habitação, com taxa de juros a partir de 5% ao ano. As famílias com renda bruta mensal de até R$ 3.600,00 possuem descontos especiais nas linhas de crédito.

Regras para obter financiamento para terreno

No caso do financiamento para terrenos, você precisa atender a algumas regras estabelecidas pela Caixa. Veja o que é necessário:

1. Possuir capacidade civil e de pagamento

2. Não possuir desconto do FGTS em outro financiamento habitacional

3. Não ser proprietário, cessionário ou estar comprometido com a compra de outro imóvel residencial urbano

4. Não possuir restrições em cadastros de devedores, como o SERASA

5. A prestação não pode ser superior a 30% da renda familiar bruta

6. O imóvel a ser construído deve ser utilizado para sua moradia

Como liberar o FGTS para compra do terreno

Ao se enquadrar em um desses três fatores, é necessário seguir um passo a passo até conseguir ter o recurso liberado para ser utilizado, sendo que, o mais comum, é que o dinheiro seja repassado diretamente para a empresa ou proprietário que esteja financiando ou fazendo a venda do imóvel.

1. Consultar o saldo do FGTS

O primeiro passo para saber qual o recurso que você tem disponível para comprar a casa própria é consultar o saldo do seu FGTS. Esse valor pode ser consultado via internet ou em uma das agências da Caixa Econômica Federal (veja como consultar o saldo aqui).

2. Simulação de financiamento

Após conferir o seu saldo, você faz uma simulação do financiamento no próprio site da Caixa para saber a quantia necessária para adquirir o terreno.

3. Documentação

Depois de saber o valor que você vai precisar, separe a documentação necessária para fazer o saque. Para liberar esse valor, o trabalhador precisa reunir todos os documentos e papeis exigidos pela Caixa. Na maioria dos casos, os documentos solicitados são:

  • CPF.
  • Cartão Cidadão.
  • Comprovante de residência.

Pode ser que haja alguma outra exigência, mas ela será informada diretamente na agência bancária. Esses documentos poderão ser entregues tanto diretamente no banco, como também nos Correspondentes da Caixa Aqui.

4. Avaliação dos documentos

A Caixa irá fazer uma avaliação minuciosa de todos os documentos apresentados, e caso a solicitação seja aprovada, o Fundo de Garantia será liberado para você assinar o contrato comprar o terreno.

O que você precisa saber

Há ainda algumas condições com relação ao comprador e ao terreno que precisam ser conhecidas. Confira:

Compradores

1. É obrigatório que o trabalhador tenha ocupado um trabalho com carteira assinada por pelo menos três anos, mesmo que em empresas diferentes.

2. O profissional que pedir esse benefício não deve possuir nenhum outro financiamento ativo junto ao SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em qualquer estado do Brasil.

3. O trabalhador não poderá ser o proprietário de outro imóvel.

4. As prestações do financiamento precisam estar em dia no momento em que pedir a liberação do FGTS.

5. O trabalhador precisará ser o titular do financiamento.

6. O FGTS não poderá ter sido usado por pelo menos três anos.

Terreno

  • O terreno deve estar em área urbana
  • O terreno dever ser destinado a moradia própria
  • A Caixa financia até 90% do valor do terreno
  • A taxa de juros é a partir de 5% ao ano

Essas foram as informações para você utilizar o FGTS para comprar terreno. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

30 thoughts on “Como utilizar o FGTS para comprar terreno”

  1. Boa tarde Willian estou para mudar para monte sião sul de minhas , e estou com ideia de comprar 5 lotes de mil metros cada que dará um total de 5 mil metros , só que esse lote fica dentro de uma área rural o valor do o valor total seria de 50 mil reais. Moro em são paulo mas estou com um projeto de trabalho na região e gostaria de comprar esse terreno , que foi o que mais se enquadrou no valor que tenho no FGTS isso seria possível .

  2. Tenho mais de três anos de FGTS e gostaria de usar este dinheiro que tenho ,,pra dar uma entrada ,em um terreno e possível ,tenho restrição de crédito, deste já agradeço……

  3. boa tarde tudo bem ,

    tem um terreno na minha cidade natal, que esta com o valor inferior ao meu saldo do FGTS posso compra-lo “avista” com meu saldo ?

    meu saldo é 29.000.00 e o terreno é 25.0000,00 .

  4. Se eu quiser comprar um terreno e pagar sem financiamento (pagar a vista) usando minhas economias junto com o fgts eu posso?
    Não tenho imóvel no meu nome e tenho restrição no nome.

  5. Consigo simplesmente comprar o terreno, sem necessariamente construir inicialmente nele? Atendo a todos os requisitos, mais por enquanto só quero adquirir o terreno.
    E parabéns pelo site.

    1. Francieli, existe um prazo para você começar a construir. Para esclarecer essa dúvida, sugerimos que você faça uma consulta em qualquer agência da Caixa.

  6. Boa noite eu tenho imóvel que estou vendendo em Minas Gerais que foi financiado peça caixa e usei parte do meu fgts eu me mudei para são Paulo, pago aluguel, depois que eu vender a casa eu consigo comprar um imóvel em São Paulo e usar o meu fgts?

  7. Boa tarde… Gostaria de saber de para compra em particular com o dono do terreno, sem precisar financiar, tbm é possível fazer a retirada do fgts, para a adesão do terreno?

  8. Duvida????
    Eu comprei um terreno em 2014 financiado pela Caixa, não tenho outro imóvel em meu nome, e tenho saldo de 36.000,00 no FGTS.
    No momento finalizei a minha casa com recursos próprios neste terreno e já estou morando, porém a documentação ainda nao foi feita, permanece como terreno.
    Gostaria de saber se consigo utilizar o saldo do FGTS para abater o valor das parcelas do financiamento do terreno?

    1. Hebert, é preciso analisar a documentação para saber se você pode abater o valor. Leve os documentos até uma agência da Caixa e explique a sua situação.

  9. TENHO UM FINANCIAMENTO NA CIA. .DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL URBAN

    O DO ESTADO DE SÃO PAULO CDHU , e possivel eu poder usar meu fgts para financiar um terreno ou usa-lo para dar entrada

  10. Quero comprar um terreno para construir minha casa, ainda n tenho moradia própria, nunca saquei, n tenho restrição. O saldo é de 18 mil, o terreno é 10 mil, posso retirar o valor do terreno e pagar a vista? Segunda pergunta: posso retirar o restante para construir?

  11. Sou casado. Preciso de um financiamento pra aquisição de um terreno para moradia. Trabalho de carteira assinada porém tenho restrição de crédito.minha esposa pode fazer o financiamento no nome dela e usar o meu fgts?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *