Calendário FGTS inativo 2019

Esclareça suas dúvidas sobre o calendário FGTS inativo 2019

O pagamento recente do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativo foi numa estratégia para que a população colocasse dinheiro em circulação e pudesse quitar contas, bem como fazer aquisições.

A liberação foi realizada pelo governo de Michel Temer e visava pagar esse benefício para aqueles que não recebiam depósitos de fundo de garantia desde o ano de 2015.

Por conta do ótimo resultado nos índices econômicos, existe a possibilidade de o governo ainda realizar mais uma liberação no ano de 2019, apesar de não existir nenhuma regra ainda e nem mesmo a cifra do que seria depositado aos trabalhadores.


FGTS inativo 2019 vai ser liberado?

É claro que os brasileiros aprovam essa possibilidade: seria excelente para a população ter um dinheiro extra para resolver questões financeiras, aproveitar com a família ou até poupar.

Entretanto, Henrique Meirelles, que era o Ministro da Fazenda em outubro de 2017, declarou que o governo deve avaliar muito bem se essa liberação de verba é uma boa ideia.

Como falado, esse dinheiro extra favoreceria muito os brasileiros, mas o governo teria de retirá-lo de algum campo da economia, que já tem bastante déficit. Por isso, há muita probabilidade de não haver a liberação do FGTS inativo em 2019.

Calendário FGTS inativo 2019


A Caixa disponibilizou o calendário FGTS 2019?

Não há necessidade de os trabalhadores consultarem calendário para retirar seu FGTS, quando não se tratam de inativos. Basta que o cidadão esteja em alguma das circunstâncias abaixo:

– Inserido em consórcio para imóveis;

– Fechamento da empresa;

– Idade de 70 anos ou mais;

– Catástrofes naturais;

– Aposentadoria,

– Demissão sem justa causa;

– Ser trabalhador avulso sem nenhuma remuneração há 3 meses ou mais e outras condições.

Se o cidadão estiver em algum desses casos, ele deverá levar os documentos correspondentes quando comparecer à Caixa Econômica, o que poderá fazer em qualquer data.

Só haverá existência de calendário para FGTS inativo se o governo realmente o depositar novamente no ano de 2019.

Todavia, por causa da troca de presidência, essa informação só terá credibilidade quando for anunciada depois da posse: apesar de o Temer poder autorizá-la, é necessário que o próximo presidente também concorde com esses depósitos.


FGTS inativo 2018

Somente as pessoas que atestarem ao governo federal que estavam presos ou doentes de forma incapacitante no ano passado podem receber os inativos em 2018. Pessoas nessas condições acima entre 10 e 31/07/2017, provavelmente, não puderam ir à Caixa receber os inativos e é por isso que poderão sacar até o dia 31/12.


Saque FGTS inativo 2018

As pessoas que vão retirar o FGTS por causa de uma das condições acima precisam levar os comprovantes: para quem esteve preso, pode-se levar o alvará de soltura com a data a partir de agosto de 2017; para quem ficou doente de maneira incapacitante, é pedido o laudo médico.

Há alguns outros documentos necessários, como a carteira de identidade e a carteira de trabalho. É indicado que se leve a possível rescisão de contrato de trabalho e o CPF, dentre outros documentos profissionais.


FGTS inativo de 2016 vai ser liberado?

Na realidade, a liberação do FGTS inativo aconteceu em 2017, mas a sua base de cálculo era até dezembro de 2016. Por causa disso, pode ocorrer confusão sobre quando a liberação aconteceu exatamente.


FGTS inativo 2018 vai ser liberado?

Infelizmente, não se tem nenhum inativo do FGTS inativo para ser pago em 2018: a não o das pessoas que estavam impossibilitadas de fazer o saque no ano passado.

Na eventualidade de o governo federal realmente realizar a liberação dos inativos em 2019, aí sim ela será baseada no ano de 2018.

Afora essas condições, os brasileiros só podem receber o depósito do fundo de garantia nos casos padrão que a Caixa Econômica divulga.


Calendário FGTS inativo 2018

As pessoas que ainda sacarão seu fundo de garantia até 31 de dezembro precisam contatar uma agência da Caixa Econômica e informar-se sobre quando fazer o saque.

No site do banco, esse calendário estava liberado até o período dos inativos terminar; depois disso, voltaram a vigorar as circunstâncias especiais em que se faz o saque do benefício, como invalidez do trabalhador e de um dependente.

Calendário FGTS inativo 2019


FGTS inativo 2017 vai ser liberado?

Quem ainda não sacou seu inativo de 2017 porque estava preso ou incapacitado não tem um calendário exclusivo de saque de inativos.

O calendário que a Caixa Econômica publicou foi pensando em todos os trabalhadores e deixou de ter validade quando o período tradicional de saque terminou.

As pessoas incluídas nas exceções, ou seja, as que estavam presas ou de repouso absoluto por causa da saúde, não precisam de um calendário específico: elas devem levar seus documentos pessoais à Caixa Econômica e pedirem informação sobre os inativos ainda não recuperados.

É importante que se lembre de levar CTPS também.

Sobre o site

Caixa FGTS

O Caixa FGTS é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Caixa Econômica Federal. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Fundo de Garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *